O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publica mais um dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. Trata-se de mais uma entrega à sociedade brasileira, consubstanciando a sua responsabilidade de publicar estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE), nos termos prescritos pela Lei nº 13.005/2014.
A publicação possui as marcas de uma conjuntura sui generis. A sociedade brasileira, sob a pandemia de covid-19, atravessou uma crise sem precedentes, que não se restringiu ao âmbito da saúde pública e repercutiu em perdas ainda não integralmente delineadas nem mensuráveis. No que se refere à educação, os efeitos perpassaram o acesso, a frequência, a conclusão e a garantia de qualidade da aprendizagem, em todos os níveis e etapas.
As consequências que a pandemia causou e continua a produzir impactarão por longo prazo a educação brasileira, o que exige políticas públicas de cunho emergencial e, sobretudo, políticas estruturantes e de longo prazo que possibilitem recompor as perdas, reconstituir direitos afetados e superar processos de exclusão que foram aprofundados. Uma etapa para o sucesso desse esforço é a produção de estudos que permitam a compreensão e o dimensionamento dos impactos, de modo a subsidiar as intervenções. Nessa direção, o volume 7 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais: impactos da pandemia busca colaborar com tal empreitada, organizando suas análises com foco no PNE, ponto de partida para as políticas que serão requeridas.
São tempos de travessia e de retomada, e os estudos apresentados neste volume registram parte dos impactos desse tempo pandêmico, que produziram novas desigualdades educacionais e atualizaram as já existentes, as quais seguem desafiando as políticas públicas. Representam um esforço de pesquisadores e pesquisadoras que sintetiza evidências, compõe cenários e informa diagnósticos de importantes campos da Educação nacional, imprescindíveis à sua reconstrução.
É com esse olhar à reconstrução que convidamos todos e todas à leitura deste volume dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais: impactos da pandemia.
Luís Filipe de Miranda Grochocki
Diretor de Estudos Educacionais