Impactos da pandemia no acesso à graduação

desigualdades de participação e desempenho no Enem 2019-2021

  • Adriano Souza Senkevics Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Flavia Viana Basso Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Luiz Carlos Zalaf Caseiro Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Palavras-chave: educação superior, Exame Nacional do Ensino Médio, juventude, pandemia

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de estimar impactos da pandemia no acesso à graduação. Com base em microdados do Censo da Educação Superior e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, discutimos tendências recentes de recrudescimento das desigualdades de acesso e de alterações no perfil da demanda e da oferta de graduação, com ênfase na expansão das modalidades remotas de ensino. Ademais, mobilizamos dados do Exame Nacional do Ensino Médio 2019-2021 para estimar impactos da pandemia sobre a participação e o desempenho na prova, por meio de modelagens lineares com efeitos interativos e efeitos fixos municipais. Nossos resultados indicam que a edição de 2020 do certame, que ocorreu em plena segunda onda de contágios e apresentou taxas recordes de abstenção, intensificou a associação entre nível socioeconômico e desempenho na prova. Jovens de camadas populares tiveram suas notas ainda mais sacrificadas no contexto pandêmico, sobretudo se desprovidos de itens no domicílio como computador, telefone celular ou internet, o que pode contribuir para uma reelitização da educação superior brasileira nos tempos recentes e futuros

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Biografia do Autor

Adriano Souza Senkevics, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Flavia Viana Basso, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mestra em Administração Pública pela Universidade de Brasília (UnB).

Luiz Carlos Zalaf Caseiro, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Publicado
29-12-2022