Impactos da pandemia na oferta e no desenvolvimento de cursos técnicos

  • Robson dos Santos Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Ana Elizabeth M. de Albuquerque Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Susiane de Santana Moreira Oliveira da Silva Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Gustavo Henrique Moraes Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Palavras-chave: educação e trabalho, curso técnico, educação profissional e tecnológica, impactos da pandemia, covid-19

Resumo

A chegada da pandemia de covid-19 ao Brasil provocou uma crise que não se restringiu ao âmbito da saúde pública. No campo educacional, o fechamento das escolas repercutiu em perdas ainda não integralmente delineadas nem mensuráveis. Assim, este estudo objetivou compreender os impactos da pandemia na oferta dos cursos técnicos. O trabalho identificou como as tendências de oferta de cursos técnicos se alteraram: nas formações que abrigam mais trabalhadores, como é o caso dos cursos subsequentes, sugerindo uma correlação uma correlação negativa entre desocupação e matrículas; em relação aos cursos técnicos integrados, a correlação foi positiva, pois continuaram crescendo, a despeito da pandemia e apesar de não haver aumento de matrículas no ensino médio de oferta regular tradicional. No que se refere às estratégias utilizadas para a continuidade das atividades educacionais no contexto da pandemia, em 2020 e 2021, as escolas que ofertam educação profissional reuniram melhores condições de infraestrutura tecnológica, o que permitiu um maior suporte às atividades realizadas em caráter emergencial remoto. Entretanto, os cursos técnicos que necessitam de atividades em ambientes simulados que não possam ser transportadas para o ambiente virtual, bem como aqueles aos quais seja indispensável vivência das práticas laborais presenciais, foram significativamente afetados pela suspensão das atividades. A compreensão dessas características é importante para o delineamento das políticas de educação profissional voltadas à retomada da oferta após a pandemia, como prescreve a Meta 11 do Plano Nacional de Educação, e à recuperação das aprendizagens.

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Biografia do Autor

Robson dos Santos, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mestre e doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutor em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB).

Ana Elizabeth M. de Albuquerque, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), mestra e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).

Susiane de Santana Moreira Oliveira da Silva, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Gustavo Henrique Moraes, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília (UnB).

Publicado
29-12-2022