Introdução

impactos da pandemia

  • Gustavo Henrique Moraes Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Ana Elizabeth M. de Albuquerque Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Robson dos Santos Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Palavras-chave: introdução

Resumo

São Paulo, 26 de fevereiro de 2020. Um homem de 61 anos, que acabara de retornar de uma viagem à Itália, recebeu o diagnóstico do primeiro caso confirmado no Brasil de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Pouco depois, em 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o estágio da contaminação ao status de pandemia global, indicando a necessidade do estabelecimento de medidas protetivas.

Cercada de incertezas, a pandemia atingiu um Brasil despreparado para o seu enfrentamento. Entre os mais otimistas, prevalecia a tese de uma ameaça passageira, algo como um surto gripal de curta duração. Para outros, mais conectados à realidade internacional, a situação mostrava-se potencialmente dramática, exigindo ações imediatas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Moraes, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília (UnB).

Ana Elizabeth M. de Albuquerque, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), mestra e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).

Robson dos Santos, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mestre e doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutor em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB).

Publicado
29-12-2022