Poeticidade e estesia: narrativas linguageiras em contextos acontecedores da educação infantil
Resumo
O artigo apresenta reflexões conceituais sobre narrativas linguageiras entre crianças pequenas e sua professora em contextos acontecedores, coletivos e educativos, de pré-escolas públicas paulistas. O estudo resulta de investigação sobre a poeticidade das linguagens estéticas e artísticas da educação infantil e a relação formativa entre docência e pesquisa com crianças. Utilizando metodologia participativa, com registros em caderno de campo, são destacados os processos de constituição da professora pesquisadora na escuta das crianças e as autorias brincantes, analisadas com base nos estudos sociais da infância, como a Pedagogia e a Filosofia, em interface com as Artes. Entre as análises, ressaltam-se as materialidades como possibilidades inventivas e a problematização das brincadeiras, narrativas e produções das crianças e da professora, para evidenciar o caráter lúdico das linguagens e os contextos acontecedores como próprios de narrativas linguageiras, num brincar telúrico de poeticidade e estesia.
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