Docentes formadores que ensinam Matemática nos cursos de Pedagogia das universidades federais do Brasil: afinal, qual o perfil desses professores?
Resumo
Este estudo tem como objetivo delinear um perfil do docente formador de Matemática, atuante nas universidades públicas federais do País nos cursos de Pedagogia, a partir da trajetória profissional e dos aspectos formativos desse professor. A pesquisa se desenvolveu mediante abordagem qualitativa, a qual utilizou questionário com perguntas abertas e fechadas como método para produção de dados, além de análise do Currículo Lattes dos formadores participantes do estudo. Participaram da investigação 59 professores que atuam, com as disciplinas do campo da Educação Matemática, no curso de Pedagogia, de 47 universidades do Brasil. Em geral, identificou-se que há um número ínfimo de formadores que possuem perfil como educadores matemáticos, sugerindo a possibilidade de profissionais de outras áreas atuarem como formadores de Matemática no curso de formação de professores. Além disso, verificou-se que os docentes formadores de Matemática nos cursos de Pedagogia apresentam diferentes perfis de formação, especialmente no que diz respeito às áreas de conhecimento nas quais obtiveram sua pós-graduação. Isso indica que esses professores trazem consigo uma variedade de conhecimentos adquiridos por meio de experiências únicas e específicas de formação relacionadas às suas respectivas áreas de estudo.
Downloads
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.