Indicadores de avaliação de contexto e resultados educacionais no Ideb: uma análise das escolas estaduais de ensino médio no Espírito Santo

Palavras-chave: avaliação da educação básica; contexto escolar; qualidade da educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar quais fatores, externos ao controle da escola, influenciam seus resultados educacionais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e descritivo-exploratório, que utilizou a regressão linear múltipla para verificar o efeito de 13 indicadores de avaliação de contexto da educação básica no desempenho escolar de 222 escolas de ensino médio administradas pelo estado do Espírito Santo no Ideb 2019. Por meio do método stepwise, quatro deles foram selecionados para compor o modelo de regressão, explicando 50,8% das variações na nota do Ideb. O fator de maior impacto foi a taxa de distorção idade-série, apontando que escolas com maior número de alunos em defasagem escolar enfrentam desafios mais acentuados para alcançar bons resultados no Ideb, mesmo controlando outras variáveis. Em seguida, vieram o percentual de estudantes declarados como brancos e o nível socioeconômico, respectivamente, que se mostraram diretamente relacionados aos índices obtidos pelas unidades, refletindo desigualdades raciais, sociais e econômicas. O quarto fator identificado foi o esforço docente, sinalizando que a sobrecarga de trabalho dos professores pode prejudicar a qualidade do ensino e a aprendizagem dos estudantes. Esses resultados reafirmam a importância de considerar o contexto em que as escolas estão inseridas para avaliar seu desempenho no Ideb. No entanto, essa contextualização não implica que o desempenho dos estudantes deva ser predeterminado pelas características da escola, mas, sim, que é essencial incorporá-la no monitoramento da educação e no desenvolvimento de políticas públicas que atendam às suas especificidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denilson Junio Marques Soares, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Publicado
14-11-2024
Como Citar
MARQUES SOARES, D. J.; DOS SANTOS, W. Indicadores de avaliação de contexto e resultados educacionais no Ideb: uma análise das escolas estaduais de ensino médio no Espírito Santo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e5872, 14 nov. 2024.
Seção
Estudos