Ações afirmativas: o critério racial e a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Resumen
Analisa o Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e as mudanças efetivadas a partir da criação de programas de apoio a sua permanência. Utiliza observações e registros de campo. Justifica-se pela efervescência que as políticas afirmativas provocaram na Universidade e pelo envolvimento dos autores no planejamento e nas ações do Programa. Com base nos dados disponibilizados pela Universidade e nas interpretações realizadas, diagnostica-se o aumento do ingresso de estudantes negros de escola pública, a subutilização de cotas raciais, o aumento de ações que visam à permanência e a falta de diálogo interétnico.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
10-01-2012
Cómo citar
DOEBBER, M.; GRISA, G. Ações afirmativas: o critério racial e a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 92, n. 232, 10 ene. 2012.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.