O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil

  • Hélio Santos Fundãção Visconde de Cairu
  • Marcilene Souza Instituto de Pesquisa da Afrodescendência - IPAD/Brasil
  • Karen Sasaki Fundação Visconde de Cairu

Resumen

Propõe demonstrar que as ações afirmativas no Brasil, no âmbito da universidade pública, originalmente reivindicadas pelo segmento negro, acabaram proporcionando um consistente subproduto social que beneficiou outros segmentos etnicorraciais. Para tanto, foi realizada uma análise de indicadores sobre a temática, com a qual pôde inferir as conclusões dos autores. Nesse sentido, o conceito de "subproduto social” deve ser entendido como a extensão de benefícios a outros grupos sociais que historicamente não sofreram desvantagens efetivas no Brasil. Trata-se de um artefato conceitual que possui dois componentes: o primeiro decorre da essência do debate ideológico sobre o tema e o outro tem um cunho perverso, pois transfere as vagas das “cotas raciais” não preenchidas para as “cotas sociais”.

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Publicado
20-08-2013
Cómo citar
SANTOS, H.; SOUZA, M.; SASAKI, K. O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 94, n. 237, 20 ago. 2013.
Sección
Estudios