O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil
Abstract
Propõe demonstrar que as ações afirmativas no Brasil, no âmbito da universidade pública, originalmente reivindicadas pelo segmento negro, acabaram proporcionando um consistente subproduto social que beneficiou outros segmentos etnicorraciais. Para tanto, foi realizada uma análise de indicadores sobre a temática, com a qual pôde inferir as conclusões dos autores. Nesse sentido, o conceito de "subproduto social” deve ser entendido como a extensão de benefícios a outros grupos sociais que historicamente não sofreram desvantagens efetivas no Brasil. Trata-se de um artefato conceitual que possui dois componentes: o primeiro decorre da essência do debate ideológico sobre o tema e o outro tem um cunho perverso, pois transfere as vagas das “cotas raciais” não preenchidas para as “cotas sociais”.Downloads
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Published
20-08-2013
How to Cite
SANTOS, H.; SOUZA, M.; SASAKI, K. O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 94, n. 237, 20 Aug. 2013.
Issue
Section
Estudos
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