Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino

  • Sandra Magina Pontificia Universidade Católica de São Paulo
  • Francisco Bezerra Faculdade Campos Elíseos
  • Alina Spinillo Universidade Federal de Pernambuco

Resumen

Apresenta pesquisa de intervenção no ensino com vistas a desenvolver o conceito de frações em crianças de oito a dez anos. Dividiram-se 57 crianças em três grupos: Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC), formados por alunos da 3ª série do ensino fundamental sem instrução prévia sobre frações, e Grupo de Referência (GR), formado por crianças da 4ª série que já haviam tido instrução sobre frações por meio de uma abordagem mecanicista e de aplicação de regras. O GE passou por uma intervenção no ensino baseada na resolução de situações-problema de frações como quociente e como relação parte-todo. Essas situações eram apresentadas por meio da combinação e das comparações entre diferentes suportes de representação, fomentando discussões em que as crianças refletiam acerca dos processos de resolução adotados. Todos os participantes realizaram um pré-teste e um pós-teste. O GE mostrou um progresso mais expressivo do que os demais grupos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-05-2009
Cómo citar
MAGINA, S.; BEZERRA, F.; SPINILLO, A. Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 90, n. 225, 1 may 2009.
Sección
Estudios