Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino
Abstract
Apresenta pesquisa de intervenção no ensino com vistas a desenvolver o conceito de frações em crianças de oito a dez anos. Dividiram-se 57 crianças em três grupos: Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC), formados por alunos da 3ª série do ensino fundamental sem instrução prévia sobre frações, e Grupo de Referência (GR), formado por crianças da 4ª série que já haviam tido instrução sobre frações por meio de uma abordagem mecanicista e de aplicação de regras. O GE passou por uma intervenção no ensino baseada na resolução de situações-problema de frações como quociente e como relação parte-todo. Essas situações eram apresentadas por meio da combinação e das comparações entre diferentes suportes de representação, fomentando discussões em que as crianças refletiam acerca dos processos de resolução adotados. Todos os participantes realizaram um pré-teste e um pós-teste. O GE mostrou um progresso mais expressivo do que os demais grupos.Downloads
Download data is not yet available.
Published
01-05-2009
How to Cite
MAGINA, S.; BEZERRA, F.; SPINILLO, A. Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 90, n. 225, 1 May 2009.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.