Operação de multiplicação: possibilidades de intervenção com jogos

  • Sônia Bessa UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS-UEG
  • Váldina da Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Abstract

Estudo de natureza empírica com delineamento quase experimental. A pesquisa teve como objetivos investigar o nível de compreensão da multiplicação pelos alunos do 4º ano do ensino fundamental I; e realizar intervenção com jogos de regras e desafios específicos para o desenvolvimento da operação de multiplicação. Foi realizada uma intervenção pedagógica com 14 alunos por meio do método clínico. A intervenção foi eficaz na construção da operação de multiplicação aritmética pelos estudantes que não a dominavam, os quais apresentaram expressivos progressos nas noções aritméticas. A utilização de jogos e desafios mostrou que estes podem atender a necessidades cognitivas e afetivas dos estudantes.  

Downloads

Download data is not yet available.
Published
27-04-2017
How to Cite
BESSA, S.; DA COSTA, V. Operação de multiplicação: possibilidades de intervenção com jogos. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 98, n. 248, 27 Apr. 2017.
Section
Estudos