Ações afirmativas: o critério racial e a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

  • Michele Doebber UFRGS
  • Gregório Grisa UFRGS

Resumo

Analisa o Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e as mudanças efetivadas a partir da criação de programas de apoio a sua permanência. Utiliza observações e registros de campo. Justifica-se pela efervescência que as políticas afirmativas provocaram na Universidade e pelo envolvimento dos autores no planejamento e nas ações do Programa. Com base nos dados disponibilizados pela Universidade e nas interpretações realizadas, diagnostica-se o aumento do ingresso de estudantes negros de escola pública, a subutilização de cotas raciais, o aumento de ações que visam à permanência e a falta de diálogo interétnico.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
10-01-2012
Como Citar
DOEBBER, M.; GRISA, G. Ações afirmativas: o critério racial e a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, n. 232, 10 jan. 2012.
Seção
Estudos