Acessibilidade nas avaliações em larga escala: desafios na construção de avaliações inclusivas
Resumo
Artigo de revisão que busca refletir sobre a pertinência e o alcance de normativas, metodologias e instrumentos voltados a incluir todos os examinandos nas avaliações educacionais em larga escala. Com base na produção científica internacional sobre deficiência, acessibilidade e avaliação educacional e em documentos de referência para políticas de avaliação, os autores examinam aspectos centrais na produção de conhecimento sobre esses temas, traçando um panorama sobre como a pauta da acessibilidade tem impactado processos avaliativos pensados para uma maioria sem deficiência. Considerando a evolução da compreensão da deficiência e o debate em torno de conceitos basilares no campo da avaliação acessível – acessibilidade, acomodação, validade, construto, variância irrelevante, desenho universal –, os autores endossam a legitimidade da participação de estudantes com deficiência nas avaliações e ressaltam que a provisão consistente de acessibilidade e acomodações atua como fator da precisão, da confiabilidade e da validade dos resultados. É salientado o papel da pesquisa em busca de evidências, revisão de pressupostos e procedimentos, preenchimento de lacunas e promoção de justiça avaliativa. Por fim, são apresentados os principais avanços obtidos a partir de estudos e orientações da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica (Caes), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Downloads
Referências
ACARA ver Australian Curriculum, Assessment and Reporting Authority.
AINSCOW, M. Promoting inclusion and equity in education: lessons from international experiences. Nordic Journal of Studies in Educational Policy, London, v. 6, n. 1, p. 7-16, 2020. Available in: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.108 0/20020317.2020.1729587. Access in: 4 Mar. 2024.
ALBUS, D.; LAZARUS, S.; THURLOW, M. 2012-13 Publicly reported assessment results for students with disabilities and ELLs with disabilities. Minneapolis: National Center on Educational Outcomes, 2015. (Technical Report 70). Available in: https://nceo.umn.edu/docs/OnlinePubs/Tech70/TechnicalReport70.pdf. Access in: 4 Mar. 2024.
AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION (APA). Guidelines for assessment and intervention with persons with disabilities. Washington: American Psychological Association, 2022. Available in: https://www.apa.org/about/policy/guidelines-assessment. Access in: 4 Mar. 2024.
AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION (AERA); AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION (APA); NATIONAL COUNCIL ON MEASUREMENT IN EDUCATION (NCME) (Ed.). Standards for educational and sychological testing. Washington: AERA; APA; NCME, 2014. Available in: https://www.apa.org/science/programs/testing/standards. Access in: 4 Mar. 2024.
ANDREWS, E. E. Disability as diversity: developing cultural competence. Oxford: Oxford University Press 2020. (Academy of Rehabilitation Psychology Series).
AUSTRALIAN CURRICULUM, ASSESSMENT AND REPORTING AUTHORITY (ACARA). Naplan 2024: national protocols for test administration. Sidney: Acara, 2024. Available in: https://www.nap.edu.au/naplan/for-schools/national-protocolsfor- test-administration. Access in: 4 Mar. 2024.
BAGLIERI, S.; BACON, J. Disability studies in education and inclusive education. In: Oxford Research Encyclopedia of Education. Oxford: Oxford University Press, 2020. Available in: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190264093.013.1245. Access in: 4 July 2024.
BAGLIERI, S.; VALLE, J. W.; CONNOR, D. J.; GALLAGHER, D. J. Disability studies in education: the need for a plurality of perspectives on disability. Remedial and Special Education, [S. l.], v. 32, n. 4, p. 267-278, 2011.
BAMFORTH, N.; MALIK, M.; O’CINNEIDE, C. Discrimination law: theory and context: text and materials. London: Sweet & Maxwell, 2008.
BENNETT, R. E.; VON DAVIER, M. Advancing human assessment: a synthesis over seven decades. In: BENNETT, R. E.; VON DAVIER, M. (Ed.). Advancing human assessment: methodology of educational measurement and assessment. New York: Springer, 2017. p. 635-687.
BERMAN, A. I.; HAERTEL, E. H.; PELLEGRINO, J. W. (Ed.). Comparability of large-scale educational assessments: issues and recommendations. Washington: National Academy of Education, 2020. Available in: https://naeducation.org/wpcontent/uploads/2020/06/Comparability-of-Large-Scale-Educational-Assessments. pdf. Access in: 4 July 2024.
BOLT, S.; ROACH, A. T. Inclusive assessment and accountability: a guide to accommodations for students with diverse needs. New York: Guilford Press, 2008.
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 ago. 2009. Seção 2, p. 3.
CAHALAN-LAITUSIS, C. Accommodations on high-stakes writing tests for students with disabilities. Princeton: ETS, March 2004. (Research Report 04-13). Available in: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED492913.pdf. Access in: 4 Mar. 2024.
CAHALAN-LAITUSIS, C.; COOK, L. L. (Ed.). Large-scale assessment and accommodations: what works? Arlington: Council for Exceptional Children, 2007.
CHAKRABORTY, A.; KAUSHIK, A. Equitable learning assessments for students with disabilities. Bangkok: Network on Education Quality Monitoring in the Asia- Pacific, 2019. (NEQMAP Thematic Review). Available in: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000372301?posInSet=1&queryId=75c6f5b1-0c9d-4737-81be-af0079639e6. Access in: 4 Mar.2024.
COX, M. L.; HERNER, J. G.; DEMCZYK, M. J.; NIEBERDING, J. L. Provision of testing accommodations for students with disabilities on statewide tests: statistical links with participation and discipline rates. Remedial and Special Education, [S. l.], v. 27, n. 6, p. 346-354, Nov./Dec. 2006.
CRONBACH, L. J.; MEEHL, P. E. Construct validity in psychological tests. Psychological Bulletin, [S. l.], v. 52, n. 4, p. 281-302, 1955.
DAVIES, M. D. Accessibility to Naplan assessments for students with disabilities: a ‘fair go’. Australasian Journal of Special Education, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 62-78, 2012.
DAVIES, M. D. International policies that support inclusive assessment. In: ELLIOTT, S. N. et al. (Ed.). Handbook of accessible instruction and testing practices: issues, innovations, and applications. 2nd ed. New York: Springer, 2018. p. 37-58.
DAVIS, L. J. Enforcing normalcy: disability, deafness, and the body. New York: Verso, 1995.
DEMBITZER, L.; KETTLER, R. J. Testing adaptations: research to guide practice. In: ELLIOTT, S. N. et al. (Ed.). Handbook of accessible instruction and testing practices: issues, innovations, and applications. 2nd ed. New York: Springer, 2018. p. 213-230.
DEMPSEY, I.; DAVIES, M. National test performance of young Australian children with additional education needs. Australian Journal of Education, [S.l.], v. 57, n. 1, p. 5-18, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0004944112468700. Acesso em: 7 ago. 2024.
DINIZ, D. O que é deficiência. São Paulo, Brasiliense, 2007.
DINIZ, D.; BARBOSA, L.; SANTOS, W. R. Deficiência, direitos humanos e justiça. Sur: Rede Universitária de Direitos Humanos, São Paulo, v. 6, n. 11, p. 65-77, 2009.
DINIZ, D.; MEDEIROS, M.; BARBOSA, L. (Org.). Deficiência e igualdade. Brasília, DF: Letras Livres; Editora UnB, 2010.
DINIZ, D.; MEDEIROS, M.; SQUINCA, F. Reflexões sobre a versão em português da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 10, p. 2507-2510, 2007.
DINIZ, D.; SANTOS, W. (Org.). Deficiência e discriminação. Brasília: Letras Livres; Editora UnB, 2010.
DOLAN, R.; HALL, T. E.; BANERJEE, M.; CHUN, E.; STRANGMAN, N. Applying principles of universal design to test delivery: the effect of computer-based readaloud on test performance of high school students with learning disabilities. The Journal of Technology, Learning and Assessment, [s. l.], v. 3, n. 7, p. 5-32, 2005.
DOUGLAS, G.; MCLINDEN, M.; ROBERTSON, C.; TRAVERS, J.; SMITH, E. Including pupils with special educational needs and disability in national assessment: comparison of three country case studies through an inclusive assessment framework. International Journal of Disability, Development and Education, London, v. 63, n. 1, p. 98-121, 2016.
DRASGOW, F.; NYE, C. D.; STARK, S.; CHERNYSHENKO, O. S. Differential item and test functioning. In: IRWING, P. et al. (Ed.). The Wiley handbook of psychometric testing. Manchester: Wiley-Blackwell, 2018. p. 885-899.
ELLIOTT, S. N.; DAVIES, M.; KETTLER, R. J. Australian Students with Disabilities accessing Naplan: lessons from a decade of inclusive assessment in the United States. International Journal of Disability, Development and Education, [London], v. 59, n. 1, p. 7-19, 2012.
ELLIOTT, S. N.; KETTLER, R. J. Item and test design considerations for students with special needs. In: LANE, S. et al. (Ed.). Handbook of test development. 2nd ed. Washington: National Council on Measurement in Education, 2016. p. 374-391.
ELLIOTT, Stephen N.; KETTLER, Ryan J.; BEDDOW, Peter A.; KURZ, Alexander (Eds.). Handbook of accessible instruction and testing practices: issues, innovations, and applications. 2nd ed. New York: Springer, 2018.
ELLIOTT, S. N.; ROACH, A. T. Alternate assessments of students with significant disabilities: alternative approaches, common technical challenges. Applied Measurement in Education, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 301-333, 2007.
FIEDLER, L. Tyranny of the normal: essays on bioethics, theology and myth. Boston: David R. Godine Publisher, 1996.
FINCH, H.; BARTON, K.; MEYER, P. Differential item functioning analysis for accommodated versus nonaccommodated students. Educational Assessment, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 38-56, 2009.
FRANÇA, T. H. Modelo social da deficiência: uma ferramenta sociológica para a emancipação social. Lutas Sociais, São Paulo, v. 17, n. 31, p. 59-73, jul./dez. 2013.
FUCHS, L. S.; FUCHS, D. Fair and unfair testing accommodations. The School Administrator, [S. l.], v. 56, n. 10, p. 24-27, 1999.
FUCHS, L. S.; FUCHS, D.; EATON, S. B.; HAMLETT, C.; KARNS, K. M. Supplementing teacher judgments of mathematics test accommodations with objective data sources. School Psychology Review, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 65-85, 2000.
FUCHS, L. S.; FUCHS, D.; CAPIZZI, A. M. Identifying appropriate test accommodations for students with learning disabilities. Focus on Exceptional Children, Denver, v. 37, n. 6, p. 1-8, 2005.
HJÄRNE, M. S. Just enough time to level the playing field: time adaptation in a college admission test. Scandinavian Journal of Educational Research, [S. l.]. v. 65, n. 6, p. 941-955, 2021.
HARR-ROBINS, J.; SONG, M.; HURLBURT, S.; PRUCE, C.; DANIELSON, L.; GARET, M. The inclusion of students with disabilities in school accountability systems: an update. Washington: National Center for Education Evaluation and Regional Assistance, 2013. Available in: https://ies.ed.gov/ncee/pubs/20134017/pdf/20134017.pdf. Access in: 4 Mar. 2024.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP (Brasil). Portaria nº 252, de 20 de julho de 2012. Institui a Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico em Adaptação para Exames e Avaliações da Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Boletim de Serviço do Inep, Brasília, DF, v. 16, n. 7, p. 2-5, 20 jul. 2012a. Edição extra.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP (Brasil). Portaria nº 253, de 20 de julho de 2012. Institui a Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Diferenciado em Exames e Avaliações da Educação Básica. Boletim de Serviço de Inep, Brasília, DF, v. 16, n. 7, p. 6-8, 20 jul. 2012b. Edição extra.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP (Brasil). Portaria nº 438, de 9 de setembro de 2014. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 set. 2014. Seção 2, p. 29.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP (Brasil). Relatório Pedagógico: Enem 2011-2012. Brasília, DF: Inep, 2015. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-daeducacao-basica/relatorio-pedagogico-enem-2013-2011-2012. Acesso em: 7 ago. 2024.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP (Brasil). Portaria nº 397, de 12 de maio de 2017. Institui a Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico em Língua de Sinais para Exames e Avaliações da Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 maio. 2017. Seção 2, p. 36.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP (Brasil). Portaria nº 727, de 19 de agosto de 2019. Institui as Comissões de Assessoramento Técnico-Pedagógico da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 ago. 2019a. Seção 1, p. 628.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP (Brasil). Portaria nº 900, de 25 de outubro de 2019. Recria a Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 out. 2019b, Seção 1, p. 54-55.
JOHNSTONE, C. J.; ALTMAN, J.; THURLOW, M. L.; THOMPSON, S. J. A summary of research on the effects of test accommodations: 2002 through 2004. Minneapolis: National Center on Educational Outcomes, 2006. (Technical Report 45). Available in: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED495886.pdf. Access in: 7 Sept.
JOHNSTONE, C. J.; THOMPSON, S. J.; BOTTSFORD-MILLER, N. A.; THURLOW, M. L. Universal design and multimethod approaches to item review. Educational Measurement: Issues and Practice, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 25-36, 2008.
JUNQUEIRA, R. D. O atendimento diferenciado no Exame Nacional do Ensino Médio. In: MARTINS, L. A. R.; PIRES, G. N. L.; PIRES, J. (Org.). Caminhos para uma educação inclusiva: políticas, práticas e apoios especializados. João Pessoa: Editora UFPB, 2014. p. 277-308.
JUNQUEIRA, R. D. A acessibilidade nos exames e nas avaliações da educação básica: questões ainda atuais. In: TUTTMAN, M.; BARBOSA, M. T. (Org.). Inep: memórias de uma gestão democrática. Brasília, DF: Anpae, 2022. p. 147-173. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/10-Livros/LIVROS-2022/INEP-MemoriasDeUmaGestaoDemocratica-2022.pdf. Acesso em: 4 maio.2024.
JUNQUEIRA, R. D. Relatórios, notas técnicas, orientações, recomendações e outros documentos da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica de 2012 a 2024. [S. l.], 2024. Disponível em: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.25802638.v1. Acesso em: 9 jul. 2024.
JUNQUEIRA, R. D.; LACERDA, C. B. F. Enem em Libras: fundamentos legais e pedagógicos para a mudança de paradigma na avaliação de estudantes surdos e deficientes auditivos. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; LOURENÇO, G. F. (Org.). Aparando arestas: das políticas às práticas de inclusão escolar. Marília: ABPEE, 2018. p. 133-162.
JUNQUEIRA, R. D.; LACERDA, C. B. F. Avaliação de estudantes surdos e deficientes auditivos sob um novo paradigma: Enem em Libras. Revista Educação Especial, Santa Maria, RS, v. 32, p. 1-17, 2019.
JUNQUEIRA, R. D.; MARTINS, D. A.; LACERDA, C. B. F. Política de acessibilidade e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 453-471, abr./jun. 2017.
JUNQUEIRA, R. D.; SENKEVICS, A. S. O nome social no Enem, um direito fundamental. In: PRADO, M. A. M.; FREITAS, R. V. (Org.). Travestilidades em diálogo na pista acadêmica. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. p. 177-208.
KANE, M.; BRIDGEMAN, B. Research on validity theory and practice at ETS. In: BENNETT, R. E.; VON DAVIER, M. (Ed.). Advancing human assessment: methodology of educational measurement and assessment. New York: Springer, 2017. p. 489-552.
KATSIYANNIS, A.; ZHANG, D.; RYAN, J. B.; JONES, J. High-stakes testing and students with disabilities: challenges and promises. Journal of Disability Policy Studies, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 160-167, 2007.
KETTERLIN-GELLER, L. R. Knowing what all students know: procedures for developing universal design for assessment. The Journal of Technology, Learning, and Assessment, [Chestnut Hill], v. 4, n. 2, p. 1-21, 2005.
KETTERLIN-GELLER, L. R. Testing students with special needs: a model for understanding the interaction between assessment and student characteristics in a universally designed environment. Educational Measurement: Issues and Practice, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 3-16, 2008.
KETTERLIN-GELLER; L. R.; ALONZO, J.; BRAUN-MONEGAN, J.; TINDAL, G. Recommendations for accommodations: implications of (in)consistency. Remedial and Special Education, [S. l.], v. 28, n. 4, p. 194-206, 2007.
KETTLER, R. J. Effects of packages of modifications to improve test and item accessibility: less is more. In: ELLIOTT, S. N. et al. (Ed.). Handbook of accessible achievement tests for all students: bridging the gaps between research, practice, and policy. New York: Springer, 2011. p. 231-242.
KETTLER, R. J. Testing accommodations: theory and research to inform practice. International Disability, Development, and Education, [S. l.], v. 5, n.1, p. 53-66, 2012.
KETTLER, R. J.; ELLIOTT, S. N.; BEDDOW, P. A. Modifying achievement test items: a theory-guided and data-based approach for better measurement of what students with disabilities know. Peabody Journal of Education, London, v. 84, n. 4, p. 529-551, 2009.
KETTLER, R. J.; ELLIOTT, S. N.; BEDDOW, P. A.; KURZ, A. Accessible instruction and testing today. In: ELLIOTT, S. N. et al. (Ed.). Handbook of accessible instruction and testing practices: issues, innovations, and applications. 2nd ed. New York: Springer, 2018. p. 1-16.
LAZARUS, S.; HERITAGE, M. Lessons learned about assessment from inclusion of students with disabilities in college and career ready assessments. Minneapolis: National Center on Educational Outcomes. Washington: Arabella, 2016.
LERIA, L. A.; BENITEZ, P.; FERREIRA, L. A.; FRAGA, F. J. O acesso do estudante com deficiência visual à educação superior: análise dos microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 38, e63857, 2022.
LOVETT, B. J. Extended time testing accommodations for students with disabilities: answers to five fundamental questions. Review of Educational Research, [S. l.], v. 80, n. 4, p. 611-638, Dec. 2010.
LOVETT, B. J; LEWANDOWSKI, L. J. Testing accommodations for students with disabilities: research-based practice. Washington: American Psychological Association, 2014.
LOVETT, B. J; LEWANDOWSKI, L. J.; CARTER, L. Separate room testing accommodations for students with and without ADHD. Journal of Psychoeducational Assessment, [S. l.], v. 37, n. 7, p. 852-862, 2019.
LUND, E. M., FORBER-PRATT, A. J.; ANDREWS, E. E. Combating old ideas and building identity: sexual identity development in people with disabilities. In: SHUTTLEWORTH, R.; MONA, L. R. (Ed.). Routledge handbook of disability and sexuality. London: Routledge, 2021. p. 97-105.
MADAUS, G. F.; RUSSELL, M. K.; HIGGINS, J. The paradoxes of high stakes testing: how they affect students, their parents, teachers, principals, schools, and society. Charlotte: Information Age Publishing, 2009.
MELLO, A. G.; NUERNBERG, A. H. Gênero e deficiência: interseções e perspectivas. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 635-655, set./dez. 2012.
MISLEVY, R. J.; HAERTEL, G.; CHENG, B. H.; RUCTTINGER, L. et al. A “conditional” sense of fairness in assessment. Educational Research and Evaluation, [s. l.], v. 19, n. 2-3, p. 140, 2013.
NATIONAL CENTER FOR EDUCATION STATISTICS (NCES). National Assessment of Educational Progress: inclusion of students with disabilities and English learners. Washington, DC., 2022. Available in: https://nces.ed.gov/nationsreportcard/about/inclusion.aspx. Access in: 4 Mar. 2024.
NUERNBERG, A. H. Os estudos sobre a deficiência na educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 131, p. 555-558, abr./jun. 2015.
OLIVER, M. The politics of disablement: a sociological approach. London: Palgrave Macmillan, 1990.
PHILLIPS, S. E. High-stakes testing accommodations: validity versus disabled rights. Applied Measurement in Education, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 93-120, 1994.
PITONIAK, M. J.; ROYER, J. M. Testing accommodations for examinees with disabilities: a review of psychometric, legal, and social policy issues. Review of Educational Research, [S. l.], v. 71, n. 1, p. 53-104, 2001.
RIOS, R. R. Direito da antidiscriminação: discriminação direta, indireta e ação afirmativa. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.
RIOS, R. R. Direito da antidiscriminação e discriminação por deficiência. In: DINIZ, D.; MEDEIROS, M.; BARBOSA, L. (Org.). Deficiência e discriminação. Brasília, DF: Letras Livres; Editora UnB, 2010. p. 73-96.
ROSE, D. H.; ROBINSON, K. H.; HALL, T. E.; COYNE, P.; JACKSON, R. M.; STAHL, W. M.; WILCAUSKAS, S. L. Accurate and informative for all: Universal Design for Learning (UDL) and the future of assessment. In: ELLIOTT, S. N. et al. (Eds.). Handbook of accessible instruction and testing practices: issues, innovations, and applications. 2nd ed. New York: Springer, 2018. p. 167-180.
RUSSELL, M. Digital test delivery: empowering accessible test design to increase test validity for all students. Washington: Arabella Advisors, 2001.
RUSSELL, M. Recent advances in the accessibility of digitally delivered educational assessments. In: ELLIOTT, S. N. et al. (Ed.). Handbook of accessible instruction and testing practices: issues, innovations, and applications. 2nd ed. New York: Springer, 2018. p. 247-262.
SANTOS, A. A.; HORTA NETO, J. L.; JUNQUEIRA, R. D. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb): proposta para atender ao disposto no Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Inep, 2017. (PNE em Movimento, v. 7). Disponível em: https://seriepne.inep.gov.br/ojs3/index.php/seriepne/article/view/5555. Acesso em: 4 maio 2024.
SCHUELKA, M. J. Excluding students with disabilities from the culture of achievement: the case of the TIMSS, PIRLS, and PISA. Journal of Education Policy, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 216-230, 2013.
SILVA, S. C.; GESSER, M.; NUERNBERG, A. A contribuição do modelo social da deficiência para a compreensão do transtorno do espectro autista. Revista EAI: Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 187-207, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/12897/pdf. Acesso em 4 mar. 2024.
SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
SIRECI, S. G.; SCARPATI, S. E.; LI, S. Test Accommodations for students with disabilities: an analysis of the interaction hypothesis. Review of Educational Research, [S. l.], v. 75, n. 4, p. 457-490, 2005.
SIRECI, S. G.; O’RIORDAN, M. Comparability when assessing individuals with disabilities. In: BERMAN, A. I.; HAERTEL, E. H.; PELLEGRINO, J. W. (Ed.). Comparability of large-scale educational assessments: issues and recommendations. Washington, DC: National Academy of Education, 2020. p. 177-204. Disponível em: https://naeducation.org/wp-content/uploads/2020/06/Comparability-of-Large-Scale-Educational-ssessments.pdf. Acesso em: 4 mar. 2024.
SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2012.
STONE, E. A.; COOK, L. L. Fair testing and the role of accessibility. In: ELLIOTT, S. N. et al. (Ed.). Handbook of accessible instruction and testing practices: issues, innovations, and applications. 2nd ed. New York: Springer, 2018. p. 59-73.
THOMPSON, S. J.; BLOUNT, A.; THURLOW, M. A summary of research on the effects of test accommodations: 1999 through 2001. Minneapolis: National Center on Educational Outcomes, 2002. (Technical Report 34). Available in: https://nceo.umn.edu/docs/OnlinePubs/TechReport34.pdf. Access in: 4 Mar. 2024.
THOMPSON, S. J.; JOHNSTONE, C. J.; THURLOW, M. L. Universal design applied to large scale assessments. Minneapolis: National Center on Educational Outcomes, 2002. (Synthesis Report 44). Available in: https://nceo.umn.edu/docs/onlinepubs/synth44.pdf. Access in: 4 Mar. 2024.
THOMPSON, S. J.; THURLOW, M. L.; MALOUF, D. B. Creating better tests for everyone through universally designed assessments. Journal of Applied Testing Technology, [Washington], v. 6, n. 1, p. 1-15, 2004. Available in: https://www.testpublishers.org/assets/documents/volume%206%20issue%201%20Creating%20%20better%20tests.pdf. Access in: July 2024.
THURLOW, M. L. Accommodations for challenge, diversity, and variance in human characteristics. [Princeton]: Gordon Commission on the Future of Assessment in Education, 2013. Available in: https://www.ets.org/Media/Research/pdf/thurlow_accommodation_challenge_diversity_variance.pdf. Access in: 7 Sept. 2024.
THURLOW, M. L. Accommodations for challenge, diversity, and variance in human characteristics. The Journal of Negro Education, [s. l.], v. 83, n. 4, p. 442-464, 2014.
THURLOW, M. L.; LAZARUS, S. S.; CHRISTENSEN, L. L.; SHYYAN, V. Principles and characteristics of inclusive assessment systems in a changing assessment landscape. Minneapolis: University of Minnesota / National Center on Educational Outcomes, 2016. (NCEO Report 400).
THURLOW, M.; QUENEMOEN, R.; LAZARUS, S. Meeting the needs of special education students: recommendations for the race-to-the-top consortia and states. Minneapolis: National Center on Educational Outcomes. Washington, DC: Arabella, 2011.
THURLOW, M. L.; QUENEMOEN, R.; THOMPSON, S.; LEHR, C. Principles and characteristics of inclusive assessment and accountability systems. Minneapolis: National Center on Educational Outcomes, 2001. (Synthesis Report 40). Available in: https://nceo.info/Resources/publications/onlinepubs/Synthesis40.html. Access in: 4 mar. 2024.
UNITED NATIONS POPULATION FUND (UNFPA). Young persons with disabilities: global study on ending gender-based violence, and realising sexual and reproductive health and rights. New York: UNFPA, 2018.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.