Desenvolvimento profissional docente e intensificação do trabalho: viver ou sobreviver?
Resumo
RESUMO O presente artigo tem como objetivo analisar o Desenvolvimento Profissional Docente como processo humano concreto, nos marcos da totalidade do modo de produção capitalista. O tema justifica-se pela constatação de que, na atualidade, a política educacional para o Ensino Superior contempla os ajustes da agenda neoliberal impostos por organismos financeiros internacionais, que se traduzem em exigências de um novo perfil docente, afetando o fazer e o ser professor. O estudo sinaliza que as exigências impostas ao docente do Ensino Superior resultam na intensificação insustentável de atividades e tarefas que restringem as possibilidades do docente usufruir normalmente da convivência familiar e social, pois o trabalho se torna uma questão de sobrevivência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
29-12-2016
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.