The Pedagogical Residency Program in the teachers’ initial and continuing training: reflections on its implementation

  • Arisdélia Fonseca Feitosa Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Paulo César Geglio Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Maria de Fátima Camarotti Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Eliete Lima de Paula Zárate Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Keywords: educational spaces, teacher training, educational politics

Abstract

The execution of the activities of the Pedagogical Residency Program (PRP), regulated by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), as an institutional strategy to enhance the teachers  initial and continuing training and the teaching improvement, generates challenges, demands and reflections on the aspects involved in its operation. The understanding of the “theory and practice” arrangement in the school space is fundamental for the pedagogical planning and for the redefinition of professional training and intervention proposals. The study, by analyzing the institutional links and pedagogical processes in professional teacher training, indicates the repercussion of the PRP in basic education, in addition to bringing reflections about the limits regarding the capillarity of actions, given the different educational spaces that also constitute potential areas for teacher training, beyond the school space.

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Author Biographies

Arisdélia Fonseca Feitosa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é professora associada do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB e docente no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO/UFPB). Líder do Grupo de Pesquisas e Estudos Interdisciplinares em Ensino de Ciências Biológicas do DSE/CCEN/UFPB e colaboradora institucional do Programa de Residência Pedagógica.

Paulo César Geglio, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), é professor associado do Departamento de Fundamentação da Educação (DFE), no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica.

Maria de Fátima Camarotti, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é professora associada dessa instituição, onde coordena o Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Ensino de Ciências/Biologia e Malacologia (GPEBioMa/UFPB) e do Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Eliete Lima de Paula Zárate, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (USP), é professora associada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância dessa instituição. Atua também em projetos de ensino de Ciências e Biologia para os estudantes de Licenciatura, contribuindo na formação inicial e continuada de professores da educação básica.

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Published
02-02-2023
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