Acessibilidade nas avaliações em larga escala: desafios na construção de avaliações inclusivas

  • Rogério Diniz Junqueira Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
Palavras-chave: acessibilidade; pessoa com deficiência; avaliações em larga escala; acomodações; desenho universal.

Resumo

Artigo de revisão que busca refletir sobre a pertinência e o alcance de normativas, metodologias e instrumentos voltados a incluir todos os examinandos nas avaliações educacionais em larga escala. Com base na produção científica internacional sobre deficiência, acessibilidade e avaliação educacional e em documentos de referência para políticas de avaliação, os autores examinam aspectos centrais na produção de conhecimento sobre esses temas, traçando um panorama sobre como a pauta da acessibilidade tem impactado processos avaliativos pensados para uma maioria sem deficiência. Considerando a evolução da compreensão da deficiência e o debate em torno de conceitos basilares no campo da avaliação acessível – acessibilidade, acomodação, validade, construto, variância irrelevante, desenho universal –, os autores endossam a legitimidade da participação de estudantes com deficiência nas avaliações e ressaltam que a provisão consistente de acessibilidade e acomodações atua como fator da precisão, da confiabilidade e da validade dos resultados. É salientado o papel da pesquisa em busca de evidências, revisão de pressupostos e procedimentos, preenchimento de lacunas e promoção de justiça avaliativa. Por fim, são apresentados os principais avanços obtidos a partir de estudos e orientações da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica (Caes), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Diniz Junqueira, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Rogério Diniz Junqueira, doutor em Sociologia das Instituições Jurídicas e Políticas pelas Universidades de Milão e Macerata (Itália), com estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania no Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (Ceam/UnB), é pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Compõe a equipe do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA+ da Universidade Federal de Minas Gerais (NUH/UFMG) e é membro da Comissão Assessora em Educação Especial, Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica (Caes), do Inep.  

Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto, Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto, doutora em Ciências Médicas, área de Ciências Biomédicas, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é professora adjunta colaboradora do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação e do Programa de Pós-Graduação Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação e do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Coordena o Grupo de Estudos “Tecnologia Assistiva: conhecimento, desenvolvimento e aplicação na área da deficiência/necessidade específica”. É membro da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica (Caes), do Inep). 

Referências

ACARA ver Australian Curriculum, Assessment and Reporting Authority.

AINSCOW, M. Promoting inclusion and equity in education: lessons from international experiences. Nordic Journal of Studies in Educational Policy, London, v. 6, n. 1, p. 7-16, 2020. Available in: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.108 0/20020317.2020.1729587. Access in: 4 Mar. 2024.

ALBUS, D.; LAZARUS, S.; THURLOW, M. 2012-13 Publicly reported assessment results for students with disabilities and ELLs with disabilities. Minneapolis: National Center on Educational Outcomes, 2015. (Technical Report 70). Available in: https://nceo.umn.edu/docs/OnlinePubs/Tech70/TechnicalReport70.pdf. Access in: 4 Mar. 2024.

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION (APA). Guidelines for assessment and intervention with persons with disabilities. Washington: American Psychological Association, 2022. Available in: https://www.apa.org/about/policy/guidelines-assessment. Access in: 4 Mar. 2024.

AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION (AERA); AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION (APA); NATIONAL COUNCIL ON MEASUREMENT IN EDUCATION (NCME) (Ed.). Standards for educational and sychological testing. Washington: AERA; APA; NCME, 2014. Available in: https://www.apa.org/science/programs/testing/standards. Access in: 4 Mar. 2024.

ANDREWS, E. E. Disability as diversity: developing cultural competence. Oxford: Oxford University Press 2020. (Academy of Rehabilitation Psychology Series).

AUSTRALIAN CURRICULUM, ASSESSMENT AND REPORTING AUTHORITY (ACARA). Naplan 2024: national protocols for test administration. Sidney: Acara, 2024. Available in: https://www.nap.edu.au/naplan/for-schools/national-protocolsfor- test-administration. Access in: 4 Mar. 2024.

BAGLIERI, S.; BACON, J. Disability studies in education and inclusive education. In: Oxford Research Encyclopedia of Education. Oxford: Oxford University Press, 2020. Available in: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190264093.013.1245. Access in: 4 July 2024.

BAGLIERI, S.; VALLE, J. W.; CONNOR, D. J.; GALLAGHER, D. J. Disability studies in education: the need for a plurality of perspectives on disability. Remedial and Special Education, [S. l.], v. 32, n. 4, p. 267-278, 2011.

BAMFORTH, N.; MALIK, M.; O’CINNEIDE, C. Discrimination law: theory and context: text and materials. London: Sweet & Maxwell, 2008.

BENNETT, R. E.; VON DAVIER, M. Advancing human assessment: a synthesis over seven decades. In: BENNETT, R. E.; VON DAVIER, M. (Ed.). Advancing human assessment: methodology of educational measurement and assessment. New York: Springer, 2017. p. 635-687.

BERMAN, A. I.; HAERTEL, E. H.; PELLEGRINO, J. W. (Ed.). Comparability of large-scale educational assessments: issues and recommendations. Washington: National Academy of Education, 2020. Available in: https://naeducation.org/wpcontent/uploads/2020/06/Comparability-of-Large-Scale-Educational-Assessments. pdf. Access in: 4 July 2024.

BOLT, S.; ROACH, A. T. Inclusive assessment and accountability: a guide to accommodations for students with diverse needs. New York: Guilford Press, 2008.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 ago. 2009. Seção 2, p. 3.

CAHALAN-LAITUSIS, C. Accommodations on high-stakes writing tests for students with disabilities. Princeton: ETS, March 2004. (Research Report 04-13). Available in: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED492913.pdf. Access in: 4 Mar. 2024.

CAHALAN-LAITUSIS, C.; COOK, L. L. (Ed.). Large-scale assessment and accommodations: what works? Arlington: Council for Exceptional Children, 2007.

CHAKRABORTY, A.; KAUSHIK, A. Equitable learning assessments for students with disabilities. Bangkok: Network on Education Quality Monitoring in the Asia- Pacific, 2019. (NEQMAP Thematic Review). Available in: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000372301?posInSet=1&queryId=75c6f5b1-0c9d-4737-81be-af0079639e6. Access in: 4 Mar.2024.

COX, M. L.; HERNER, J. G.; DEMCZYK, M. J.; NIEBERDING, J. L. Provision of testing accommodations for students with disabilities on statewide tests: statistical links with participation and discipline rates. Remedial and Special Education, [S. l.], v. 27, n. 6, p. 346-354, Nov./Dec. 2006.

CRONBACH, L. J.; MEEHL, P. E. Construct validity in psychological tests. Psychological Bulletin, [S. l.], v. 52, n. 4, p. 281-302, 1955.

DAVIES, M. D. Accessibility to Naplan assessments for students with disabilities: a ‘fair go’. Australasian Journal of Special Education, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 62-78, 2012.

DAVIES, M. D. International policies that support inclusive assessment. In: ELLIOTT, S. N. et al. (Ed.). Handbook of accessible instruction and testing practices: issues, innovations, and applications. 2nd ed. New York: Springer, 2018. p. 37-58.

DAVIS, L. J. Enforcing normalcy: disability, deafness, and the body. New York: Verso, 1995.

DEMBITZER, L.; KETTLER, R. J. Testing adaptations: research to guide practice. In: ELLIOTT, S. N. et al. (Ed.). Handbook of accessible instruction and testing practices: issues, innovations, and applications. 2nd ed. New York: Springer, 2018. p. 213-230.

DEMPSEY, I.; DAVIES, M. National test performance of young Australian children with additional education needs. Australian Journal of Education, [S.l.], v. 57, n. 1, p. 5-18, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0004944112468700. Acesso em: 7 ago. 2024.

DINIZ, D. O que é deficiência. São Paulo, Brasiliense, 2007.

DINIZ, D.; BARBOSA, L.; SANTOS, W. R. Deficiência, direitos humanos e justiça. Sur: Rede Universitária de Direitos Humanos, São Paulo, v. 6, n. 11, p. 65-77, 2009.

DINIZ, D.; MEDEIROS, M.; BARBOSA, L. (Org.). Deficiência e igualdade. Brasília, DF: Letras Livres; Editora UnB, 2010.

DINIZ, D.; MEDEIROS, M.; SQUINCA, F. Reflexões sobre a versão em português da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 10, p. 2507-2510, 2007.

DINIZ, D.; SANTOS, W. (Org.). Deficiência e discriminação. Brasília: Letras Livres; Editora UnB, 2010.

DOLAN, R.; HALL, T. E.; BANERJEE, M.; CHUN, E.; STRANGMAN, N. Applying principles of universal design to test delivery: the effect of computer-based readaloud on test performance of high school students with learning disabilities. The Journal of Technology, Learning and Assessment, [s. l.], v. 3, n. 7, p. 5-32, 2005.

DOUGLAS, G.; MCLINDEN, M.; ROBERTSON, C.; TRAVERS, J.; SMITH, E. Including pupils with special educational needs and disability in national assessment: comparison of three country case studies through an inclusive assessment framework. International Journal of Disability, Development and Education, London, v. 63, n. 1, p. 98-121, 2016.

DRASGOW, F.; NYE, C. D.; STARK, S.; CHERNYSHENKO, O. S. Differential item and test functioning. In: IRWING, P. et al. (Ed.). The Wiley handbook of psychometric testing. Manchester: Wiley-Blackwell, 2018. p. 885-899.

ELLIOTT, S. N.; DAVIES, M.; KETTLER, R. J. Australian Students with Disabilities accessing Naplan: lessons from a decade of inclusive assessment in the United States. International Journal of Disability, Development and Education, [London], v. 59, n. 1, p. 7-19, 2012.

ELLIOTT, S. N.; KETTLER, R. J. Item and test design considerations for students with special needs. In: LANE, S. et al. (Ed.). Handbook of test development. 2nd ed. Washington: National Council on Measurement in Education, 2016. p. 374-391.

ELLIOTT, Stephen N.; KETTLER, Ryan J.; BEDDOW, Peter A.; KURZ, Alexander (Eds.). Handbook of accessible instruction and testing practices: issues, innovations, and applications. 2nd ed. New York: Springer, 2018.

ELLIOTT, S. N.; ROACH, A. T. Alternate assessments of students with significant disabilities: alternative approaches, common technical challenges. Applied Measurement in Education, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 301-333, 2007.

FIEDLER, L. Tyranny of the normal: essays on bioethics, theology and myth. Boston: David R. Godine Publisher, 1996.

FINCH, H.; BARTON, K.; MEYER, P. Differential item functioning analysis for accommodated versus nonaccommodated students. Educational Assessment, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 38-56, 2009.

FRANÇA, T. H. Modelo social da deficiência: uma ferramenta sociológica para a emancipação social. Lutas Sociais, São Paulo, v. 17, n. 31, p. 59-73, jul./dez. 2013.

FUCHS, L. S.; FUCHS, D. Fair and unfair testing accommodations. The School Administrator, [S. l.], v. 56, n. 10, p. 24-27, 1999.

FUCHS, L. S.; FUCHS, D.; EATON, S. B.; HAMLETT, C.; KARNS, K. M. Supplementing teacher judgments of mathematics test accommodations with objective data sources. School Psychology Review, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 65-85, 2000.

FUCHS, L. S.; FUCHS, D.; CAPIZZI, A. M. Identifying appropriate test accommodations for students with learning disabilities. Focus on Exceptional Children, Denver, v. 37, n. 6, p. 1-8, 2005.

HJÄRNE, M. S. Just enough time to level the playing field: time adaptation in a college admission test. Scandinavian Journal of Educational Research, [S. l.]. v. 65, n. 6, p. 941-955, 2021.

HARR-ROBINS, J.; SONG, M.; HURLBURT, S.; PRUCE, C.; DANIELSON, L.; GARET, M. The inclusion of students with disabilities in school accountability systems: an update. Washington: National Center for Education Evaluation and Regional Assistance, 2013. Available in: https://ies.ed.gov/ncee/pubs/20134017/pdf/20134017.pdf. Access in: 4 Mar. 2024.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP (Brasil). Portaria nº 252, de 20 de julho de 2012. Institui a Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico em Adaptação para Exames e Avaliações da Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Boletim de Serviço do Inep, Brasília, DF, v. 16, n. 7, p. 2-5, 20 jul. 2012a. Edição extra.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP (Brasil). Portaria nº 253, de 20 de julho de 2012. Institui a Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Diferenciado em Exames e Avaliações da Educação Básica. Boletim de Serviço de Inep, Brasília, DF, v. 16, n. 7, p. 6-8, 20 jul. 2012b. Edição extra.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP (Brasil). Portaria nº 438, de 9 de setembro de 2014. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 set. 2014. Seção 2, p. 29.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP (Brasil). Relatório Pedagógico: Enem 2011-2012. Brasília, DF: Inep, 2015. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-daeducacao-basica/relatorio-pedagogico-enem-2013-2011-2012. Acesso em: 7 ago. 2024.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP (Brasil). Portaria nº 397, de 12 de maio de 2017. Institui a Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico em Língua de Sinais para Exames e Avaliações da Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 maio. 2017. Seção 2, p. 36.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP (Brasil). Portaria nº 727, de 19 de agosto de 2019. Institui as Comissões de Assessoramento Técnico-Pedagógico da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 ago. 2019a. Seção 1, p. 628.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP (Brasil). Portaria nº 900, de 25 de outubro de 2019. Recria a Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 out. 2019b, Seção 1, p. 54-55.

JOHNSTONE, C. J.; ALTMAN, J.; THURLOW, M. L.; THOMPSON, S. J. A summary of research on the effects of test accommodations: 2002 through 2004. Minneapolis: National Center on Educational Outcomes, 2006. (Technical Report 45). Available in: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED495886.pdf. Access in: 7 Sept.

JOHNSTONE, C. J.; THOMPSON, S. J.; BOTTSFORD-MILLER, N. A.; THURLOW, M. L. Universal design and multimethod approaches to item review. Educational Measurement: Issues and Practice, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 25-36, 2008.

JUNQUEIRA, R. D. O atendimento diferenciado no Exame Nacional do Ensino Médio. In: MARTINS, L. A. R.; PIRES, G. N. L.; PIRES, J. (Org.). Caminhos para uma educação inclusiva: políticas, práticas e apoios especializados. João Pessoa: Editora UFPB, 2014. p. 277-308.

JUNQUEIRA, R. D. A acessibilidade nos exames e nas avaliações da educação básica: questões ainda atuais. In: TUTTMAN, M.; BARBOSA, M. T. (Org.). Inep: memórias de uma gestão democrática. Brasília, DF: Anpae, 2022. p. 147-173. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/10-Livros/LIVROS-2022/INEP-MemoriasDeUmaGestaoDemocratica-2022.pdf. Acesso em: 4 maio.2024.

JUNQUEIRA, R. D. Relatórios, notas técnicas, orientações, recomendações e outros documentos da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica de 2012 a 2024. [S. l.], 2024. Disponível em: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.25802638.v1. Acesso em: 9 jul. 2024.

JUNQUEIRA, R. D.; LACERDA, C. B. F. Enem em Libras: fundamentos legais e pedagógicos para a mudança de paradigma na avaliação de estudantes surdos e deficientes auditivos. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; LOURENÇO, G. F. (Org.). Aparando arestas: das políticas às práticas de inclusão escolar. Marília: ABPEE, 2018. p. 133-162.

JUNQUEIRA, R. D.; LACERDA, C. B. F. Avaliação de estudantes surdos e deficientes auditivos sob um novo paradigma: Enem em Libras. Revista Educação Especial, Santa Maria, RS, v. 32, p. 1-17, 2019.

JUNQUEIRA, R. D.; MARTINS, D. A.; LACERDA, C. B. F. Política de acessibilidade e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 453-471, abr./jun. 2017.

JUNQUEIRA, R. D.; SENKEVICS, A. S. O nome social no Enem, um direito fundamental. In: PRADO, M. A. M.; FREITAS, R. V. (Org.). Travestilidades em diálogo na pista acadêmica. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. p. 177-208.

KANE, M.; BRIDGEMAN, B. Research on validity theory and practice at ETS. In: BENNETT, R. E.; VON DAVIER, M. (Ed.). Advancing human assessment: methodology of educational measurement and assessment. New York: Springer, 2017. p. 489-552.

KATSIYANNIS, A.; ZHANG, D.; RYAN, J. B.; JONES, J. High-stakes testing and students with disabilities: challenges and promises. Journal of Disability Policy Studies, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 160-167, 2007.

KETTERLIN-GELLER, L. R. Knowing what all students know: procedures for developing universal design for assessment. The Journal of Technology, Learning, and Assessment, [Chestnut Hill], v. 4, n. 2, p. 1-21, 2005.

KETTERLIN-GELLER, L. R. Testing students with special needs: a model for understanding the interaction between assessment and student characteristics in a universally designed environment. Educational Measurement: Issues and Practice, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 3-16, 2008.

KETTERLIN-GELLER; L. R.; ALONZO, J.; BRAUN-MONEGAN, J.; TINDAL, G. Recommendations for accommodations: implications of (in)consistency. Remedial and Special Education, [S. l.], v. 28, n. 4, p. 194-206, 2007.

KETTLER, R. J. Effects of packages of modifications to improve test and item accessibility: less is more. In: ELLIOTT, S. N. et al. (Ed.). Handbook of accessible achievement tests for all students: bridging the gaps between research, practice, and policy. New York: Springer, 2011. p. 231-242.

KETTLER, R. J. Testing accommodations: theory and research to inform practice. International Disability, Development, and Education, [S. l.], v. 5, n.1, p. 53-66, 2012.

KETTLER, R. J.; ELLIOTT, S. N.; BEDDOW, P. A. Modifying achievement test items: a theory-guided and data-based approach for better measurement of what students with disabilities know. Peabody Journal of Education, London, v. 84, n. 4, p. 529-551, 2009.

KETTLER, R. J.; ELLIOTT, S. N.; BEDDOW, P. A.; KURZ, A. Accessible instruction and testing today. In: ELLIOTT, S. N. et al. (Ed.). Handbook of accessible instruction and testing practices: issues, innovations, and applications. 2nd ed. New York: Springer, 2018. p. 1-16.

LAZARUS, S.; HERITAGE, M. Lessons learned about assessment from inclusion of students with disabilities in college and career ready assessments. Minneapolis: National Center on Educational Outcomes. Washington: Arabella, 2016.

LERIA, L. A.; BENITEZ, P.; FERREIRA, L. A.; FRAGA, F. J. O acesso do estudante com deficiência visual à educação superior: análise dos microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 38, e63857, 2022.

LOVETT, B. J. Extended time testing accommodations for students with disabilities: answers to five fundamental questions. Review of Educational Research, [S. l.], v. 80, n. 4, p. 611-638, Dec. 2010.

LOVETT, B. J; LEWANDOWSKI, L. J. Testing accommodations for students with disabilities: research-based practice. Washington: American Psychological Association, 2014.

LOVETT, B. J; LEWANDOWSKI, L. J.; CARTER, L. Separate room testing accommodations for students with and without ADHD. Journal of Psychoeducational Assessment, [S. l.], v. 37, n. 7, p. 852-862, 2019.

LUND, E. M., FORBER-PRATT, A. J.; ANDREWS, E. E. Combating old ideas and building identity: sexual identity development in people with disabilities. In: SHUTTLEWORTH, R.; MONA, L. R. (Ed.). Routledge handbook of disability and sexuality. London: Routledge, 2021. p. 97-105.

MADAUS, G. F.; RUSSELL, M. K.; HIGGINS, J. The paradoxes of high stakes testing: how they affect students, their parents, teachers, principals, schools, and society. Charlotte: Information Age Publishing, 2009.

MELLO, A. G.; NUERNBERG, A. H. Gênero e deficiência: interseções e perspectivas. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 635-655, set./dez. 2012.

MISLEVY, R. J.; HAERTEL, G.; CHENG, B. H.; RUCTTINGER, L. et al. A “conditional” sense of fairness in assessment. Educational Research and Evaluation, [s. l.], v. 19, n. 2-3, p. 140, 2013.

NATIONAL CENTER FOR EDUCATION STATISTICS (NCES). National Assessment of Educational Progress: inclusion of students with disabilities and English learners. Washington, DC., 2022. Available in: https://nces.ed.gov/nationsreportcard/about/inclusion.aspx. Access in: 4 Mar. 2024.

NUERNBERG, A. H. Os estudos sobre a deficiência na educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 131, p. 555-558, abr./jun. 2015.

OLIVER, M. The politics of disablement: a sociological approach. London: Palgrave Macmillan, 1990.

PHILLIPS, S. E. High-stakes testing accommodations: validity versus disabled rights. Applied Measurement in Education, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 93-120, 1994.

PITONIAK, M. J.; ROYER, J. M. Testing accommodations for examinees with disabilities: a review of psychometric, legal, and social policy issues. Review of Educational Research, [S. l.], v. 71, n. 1, p. 53-104, 2001.

RIOS, R. R. Direito da antidiscriminação: discriminação direta, indireta e ação afirmativa. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

RIOS, R. R. Direito da antidiscriminação e discriminação por deficiência. In: DINIZ, D.; MEDEIROS, M.; BARBOSA, L. (Org.). Deficiência e discriminação. Brasília, DF: Letras Livres; Editora UnB, 2010. p. 73-96.

ROSE, D. H.; ROBINSON, K. H.; HALL, T. E.; COYNE, P.; JACKSON, R. M.; STAHL, W. M.; WILCAUSKAS, S. L. Accurate and informative for all: Universal Design for Learning (UDL) and the future of assessment. In: ELLIOTT, S. N. et al. (Eds.). Handbook of accessible instruction and testing practices: issues, innovations, and applications. 2nd ed. New York: Springer, 2018. p. 167-180.

RUSSELL, M. Digital test delivery: empowering accessible test design to increase test validity for all students. Washington: Arabella Advisors, 2001.

RUSSELL, M. Recent advances in the accessibility of digitally delivered educational assessments. In: ELLIOTT, S. N. et al. (Ed.). Handbook of accessible instruction and testing practices: issues, innovations, and applications. 2nd ed. New York: Springer, 2018. p. 247-262.

SANTOS, A. A.; HORTA NETO, J. L.; JUNQUEIRA, R. D. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb): proposta para atender ao disposto no Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Inep, 2017. (PNE em Movimento, v. 7). Disponível em: https://seriepne.inep.gov.br/ojs3/index.php/seriepne/article/view/5555. Acesso em: 4 maio 2024.

SCHUELKA, M. J. Excluding students with disabilities from the culture of achievement: the case of the TIMSS, PIRLS, and PISA. Journal of Education Policy, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 216-230, 2013.

SILVA, S. C.; GESSER, M.; NUERNBERG, A. A contribuição do modelo social da deficiência para a compreensão do transtorno do espectro autista. Revista EAI: Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 187-207, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/12897/pdf. Acesso em 4 mar. 2024.

SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

SIRECI, S. G.; SCARPATI, S. E.; LI, S. Test Accommodations for students with disabilities: an analysis of the interaction hypothesis. Review of Educational Research, [S. l.], v. 75, n. 4, p. 457-490, 2005.

SIRECI, S. G.; O’RIORDAN, M. Comparability when assessing individuals with disabilities. In: BERMAN, A. I.; HAERTEL, E. H.; PELLEGRINO, J. W. (Ed.). Comparability of large-scale educational assessments: issues and recommendations. Washington, DC: National Academy of Education, 2020. p. 177-204. Disponível em: https://naeducation.org/wp-content/uploads/2020/06/Comparability-of-Large-Scale-Educational-ssessments.pdf. Acesso em: 4 mar. 2024.

SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2012.

STONE, E. A.; COOK, L. L. Fair testing and the role of accessibility. In: ELLIOTT, S. N. et al. (Ed.). Handbook of accessible instruction and testing practices: issues, innovations, and applications. 2nd ed. New York: Springer, 2018. p. 59-73.

THOMPSON, S. J.; BLOUNT, A.; THURLOW, M. A summary of research on the effects of test accommodations: 1999 through 2001. Minneapolis: National Center on Educational Outcomes, 2002. (Technical Report 34). Available in: https://nceo.umn.edu/docs/OnlinePubs/TechReport34.pdf. Access in: 4 Mar. 2024.

THOMPSON, S. J.; JOHNSTONE, C. J.; THURLOW, M. L. Universal design applied to large scale assessments. Minneapolis: National Center on Educational Outcomes, 2002. (Synthesis Report 44). Available in: https://nceo.umn.edu/docs/onlinepubs/synth44.pdf. Access in: 4 Mar. 2024.

THOMPSON, S. J.; THURLOW, M. L.; MALOUF, D. B. Creating better tests for everyone through universally designed assessments. Journal of Applied Testing Technology, [Washington], v. 6, n. 1, p. 1-15, 2004. Available in: https://www.testpublishers.org/assets/documents/volume%206%20issue%201%20Creating%20%20better%20tests.pdf. Access in: July 2024.

THURLOW, M. L. Accommodations for challenge, diversity, and variance in human characteristics. [Princeton]: Gordon Commission on the Future of Assessment in Education, 2013. Available in: https://www.ets.org/Media/Research/pdf/thurlow_accommodation_challenge_diversity_variance.pdf. Access in: 7 Sept. 2024.

THURLOW, M. L. Accommodations for challenge, diversity, and variance in human characteristics. The Journal of Negro Education, [s. l.], v. 83, n. 4, p. 442-464, 2014.

THURLOW, M. L.; LAZARUS, S. S.; CHRISTENSEN, L. L.; SHYYAN, V. Principles and characteristics of inclusive assessment systems in a changing assessment landscape. Minneapolis: University of Minnesota / National Center on Educational Outcomes, 2016. (NCEO Report 400).

THURLOW, M.; QUENEMOEN, R.; LAZARUS, S. Meeting the needs of special education students: recommendations for the race-to-the-top consortia and states. Minneapolis: National Center on Educational Outcomes. Washington, DC: Arabella, 2011.

THURLOW, M. L.; QUENEMOEN, R.; THOMPSON, S.; LEHR, C. Principles and characteristics of inclusive assessment and accountability systems. Minneapolis: National Center on Educational Outcomes, 2001. (Synthesis Report 40). Available in: https://nceo.info/Resources/publications/onlinepubs/Synthesis40.html. Access in: 4 mar. 2024.

UNITED NATIONS POPULATION FUND (UNFPA). Young persons with disabilities: global study on ending gender-based violence, and realising sexual and reproductive health and rights. New York: UNFPA, 2018.

Publicado
05-08-2024