Produção escrita de participantes com transtorno do espectro autista no Exame Nacional do Ensino Médio

  • Ana Paula Berberian Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
Palavras-chave: linguagem escrita; transtorno do espectro autista; redação; Exame Nacional do Ensino Médio.

Resumo

Com a análise das redações de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que se declararam com transtorno do espectro autista (TEA), busca- se apresentar fundamentos que orientem a concepção de linguagem escrita e as particularidades relativas ao desenvolvimento e uso dessa linguagem por esses sujeitos. Nas edições do Enem de 2016, 2017 e 2018, foram selecionadas 150 redações, contemplando toda a escala, com notas de zero a mil, visando abordar as dimensões discursiva, textual e normativa que compõem a linguagem escrita. Estabeleceram-se relações entre os aspectos linguísticos presentes nas redações dos participantes com particularidades e especificidades que caracterizam o TEA. Em síntese, com base nessas relações foi possível sugerir ajustes nas metodologias de correção de redações de candidatos com TEA, bem como apontar a necessidade de novas pesquisas que forneçam subsídios para o aperfeiçoamento dos procedimentos envolvidos na aplicação e na correção das redações.

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Biografia do Autor

Ana Paula Berberian, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Ana Paula Berberian, doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é professora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), coordenadora do grupo de trabalho Promoção da Linguagem (UTP) e líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisas Fonoaudiológicas em Linguagem (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq).

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Publicado
05-08-2024
Seção
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