A saída das crianças das ruas no século 20 em três países: Estados Unidos da América, Austrália e Brasil

  • Cristian Pedro Rubini Dutra Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Fernanda Müller Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: automobilidade; infância; cidade; sociologia urbana.

Resumo

A saída das crianças dos espaços públicos está relacionada às mudanças urbanas do século 20 e à construção simbólica de que eles são perigosos. Esse processo foi impulsionado por projetos de urbanização que buscavam adaptar as cidades para garantir fluxo e movimento aos carros e organizar as rotinas das crianças, em especial a escolarização formal e obrigatória. São apresentados três casos que evidenciam como diferentes projetos urbanos se associaram à valorização da infância e sua educação nos Estados Unidos da América, na Austrália e no Brasil. O uso de automóveis particulares para levar e buscar as crianças na escola fez a família ficar responsável por esse trajeto, contribuindo para o argumento de que elas deveriam sair das ruas e ser deslocadas para espaços específicos. Campanhas educativas foram criadas para instruir as crianças, agora pedestres e passageiras, a se comportarem no espaço público, ao mesmo tempo que projetavam para elas o futuro de adultos motoristas. O estudo destaca a relação entre os projetos de urbanização e a ampliação da escolarização das crianças.

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Biografia do Autor

Cristian Pedro Rubini Dutra, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), é professor substituto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Participa do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre a Infância (Gipi).

Fernanda Müller, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é professora associada IV da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, desempenha suas funções no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). É Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre a Infância (Gipi).

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Publicado
07-03-2024
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