“Lá ficava a minha casa”: a configuração social de crianças em processos de reassentamento na borda norte da cidade de Curitiba

  • Avelaine do Rocio Mielniczki Fonseca Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Valéria Milena Rohrich Ferreira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Palavras-chave: conjunto habitacional; crianças; periferia urbana; reassentamento; Curitiba.

Resumo

Pesquisa qualitativa realizada durante um ano, com visitação ao bairro de moradia anterior e ao atual – um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida. Nas conversas, as crianças e seus familiares informaram que mudaram de residência devido a processos movidos pela Companhia de Habitação Popular (Cohab), de Curitiba, pois aquelas áreas passavam por contextos de gentrificação, isto é, valorização imobiliária. Nos bairros antigos, as crianças haviam constituído uma rede sólida de amigos e parentes, conheciam os espaços com possibilidades seguras para brincadeiras e com infraestrutura razoável. No conjunto habitacional, geograficamente muito longe do centro da cidade e do centro do próprio bairro, existe pouca infraestrutura, e, além disso, também estão presentes os mesmos problemas (ou até maiores) relacionados ao tráfico de drogas, evidenciando regiões de medo para as crianças, em comparação com as moradias anteriores. Isso indica que as políticas da cidade apenas arrastaram a situação para a borda, tornando os bairros gentrificados mais seguros e bem equipados, enquanto ignoraram as necessidades dos moradores e, principalmente, das crianças, no novo bairro.

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Biografia do Autor

Avelaine do Rocio Mielniczki Fonseca, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha: Diversidade, Diferença e Desigualdade Social na Educação, é pedagoga da rede municipal de ensino de Curitiba. Faz parte do grupo de estudos sobre Território, Educação e Cidade (Teci).

Valéria Milena Rohrich Ferreira , Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação: História Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós- doutorado na Université Lumière Lyon 2, França, no Centre Max Weber (équipe: Modes, Espaces et Processus de Socialisation), é professora titular do Departamento de Planejamento de Administração Escolar (Deplae) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação. É coordenadora do grupo de pesquisa Observatório de Culturas e Processos Políticos-Pedagógicos (Occup) e do grupo de estudos sobre Território, Educação e Cidade (Teci).

 

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Publicado
07-03-2024
Seção
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