Universidade e educação superior em retrospectiva

  • Flávia Wagner Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
  • Maria Isabel da Cunha Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Palavras-chave: educação superior, políticas públicas, produção científica

Resumo

De 1981 a 2021, o cenário da educação superior está presente em 13 edições da revista Em Aberto. Na análise dos textos, percebem-se diferentes temas inseridos em contextos históricos e políticos que se conectam com o campo educacional, os quais foram dispostos nas seguintes categorias: 1) políticas públicas e educação superior; 2) currículo e ensino superior; 3) educação a distância nas universidades; 4) docência universitária; e 5) inovação e educação superior. Os resultados mostram que, em seus 40 anos, a revista é um importante espaço de confronto de ideias, tornando-se uma referência fundamental para o estudo dos dilemas e desafios educacionais da realidade da educação superior. Identificados temporalmente, consideramos importante prospectar o futuro com os temas que podem ser ampliados, como: avaliação, ensino híbrido, educação a distância, currículo por competências, educação inclusiva, creditação do notório saber, curricularização da extensão, e inovação no ensino superior.

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Biografia do Autor

Flávia Wagner, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo (USP), é assessora pedagógica e docente nos cursos de graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Maria Isabel da Cunha, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e docente convidada do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

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Publicado
30-05-2022
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?