SUMÁRIO

Editorial

Idéias e debates

  • RAFAEL GRISI, O ensino da leitura: o método e a cartilha
  • DAVID J. ROSA, Liderança na educação
  • WILLIAM C. REAVIS, Auxílio federal para a educação
  • SERAFIM LEITE, Vicente Rodrigues, primeiro mestre-escola do Brasil(1528-1600)
  • RUI CARRINGTON DA COSTA, Da Orientação Profissional e da Orientação Educacional

Documentação

  • Evolução provável do alfabetismo na população brasileira durante o período de 1940 a 1950

Vida educacional

  • A educação brasileira no mês de abril de 1951
  • A educação brasileira no mês de maio de 1951
  • A educação brasileira no mês de junho de 1951
  • Informação do país
  • Informação do estrangeiro

ATRAVÉS DE REVISTAS E JORNAIS: Lourenço Filho, Atitudes na discussão; Aires da Mata Machado Filho, A correção e seus problemas; Artur Torres Filho, Educação rural e sua importância para a economianacional; Eldridge R. Plowden, O método analítico aplicado aosproblemas do ensino industrial; Inge Meyrsou, Como se prepara a sala ambiente para os cursos de língua; Carlos Dionísio, O ensino secundário na Regência e no Primeiro Império; Heloísa Marinho, Aspectos da educação primária nos Estados Unidos

Atos oficiais 

  • ATOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL: Lei n.° 1.392, de 11 de julho de 1951— Estabelece normas para o aproveitamento de alunos excedentes, aprovados em exame de habilitação para ingresso em cursos snperiores, especialmente no que se refere às escolas partícularet; Lein.° 1.401, de 31 de julho de 1951 — Inclui, no curso de ciências econômicas, a cadeira de História Econômica Geral e do Brasil, e desdobra o curso de ciências contábeis e atuariais; Decreto n.° 29.857,de 6 de agosto de 1951 — Modifica os arts. 2º, 13 e 51 do Regimen-to do Serviço de Assistência a Menores do Ministério da Justiça e Negócios Interiores, aprovado pelo Decreto n.°16.575, de 11 de setembro de 1944; Portaria n.°614, de 10 de maio de 1951 — Dispõe sobre programas de ensino secundário; Portaria n.° 709, de 28 de junho de 1951 — Institui os Cursos de Formação de Professor e Inspetor de Cegos do Instituto Benjamin Constant; Portaria n.° 724, de 4 de julho de 1951 — Aprova os programas para o ensino de História Geral e do Brasil dos ciclos ginasial e colegial; Portaria n.° 732, de 11 de julho de 1951 — Expede os programas de Ciências Naturais, Geografia Geral e do Brasil, Caligrafia, Dac-tilografia, Prático de Escritório e Escrituração Mercantil e de Economia Domestica e respectivas instruções metodológicas, para o curso comercial básico; Portaria n.° 819, de 1 de agosto de 1951— Designa Comissão Especial para o fim que menciona; Circularn.° 3, de 25 de julho de 1951
Publicado: 01-09-1951

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