• v. 67 n. 157 (1986)

    Sumário

    ESTUDOS

    • A Sociologia da Educação em Perspectiva Internacional — Candiclo Alberto Gomes
    • Um Modelo Global de Desenvolvimento Teórico da Sociologia da Educação — Fred Mahler
    • A Propósito de uma Sociologia Crítica de Educação — Michael Young
    • Para Onde Vai a Sociologia da Educação na França? — Viviane lsambert-Jamati .
    • Um Discurso Científico Sobre a Educação em Crise: a Sociologia da Educação na República Federal da Alemanha — Egon Becker
    • Avaliação Qualit ativa: um Ensaio Introdutório — Pedro Demo
    • Proporcionalidade na Educação Científica e Matemática; Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem —  Terezinha Nunes Carraher, David William Carraher e Analúcia Dias Schliemann

    SEGUNDA EDIÇÃO

    • Aprendizagem e Avaliação da Leitura — Raymond Hutin

    DEBATES E PROPOSTAS

    • O Ensino Superior Noturno e a Democratização do Acesso à Universidade

    NOTAS DE PESQUISA

    • Alfabetização e Linguagem
    • Estudo de Casos de Alunos de Classes de Alfabetização que Apresentam Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e/ou de Adaptação à Vida Escolar
    • O Cotidiano do Livro Didático na Escola: as Características do Livro Didático e os Alunos
    • O Atendimento da Criança de 5 a 7 Anos em Diferentes Instituições Pré-escolares
    • Análise de uma Experiência de Autoria

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

    ÍNDICE DO VOLUME

  • v. 68 n. 158 (1987)

    Sumário

    ESTUDOS

    • A Sociologiada Sala de Aula:1972 -1984 — Elizabeth G Cohen
    • Introduzindo a Problemática do Ensino Técnico Agrícola e um Pouco de sua História —  Maria Laura P. Barbosa Franco
    • Um Mergulho na Alfabetização (ou: Há Muito o que Revelar sobre o Cotidiano da Escola — Sonia Kramer, Ana Beatriz Carvalho Pereira e Maria Luiza Oswald
    • A Preparação para a Alfabetização: uma Comparação entre o Contexto Escolar e a Família — Lúcia Lins Browne Rego
    • Oportunidades de Contato entre o Adulto e a Criança em Creches — Regina E. Secaf Silveira, Terezinha Fiorim Picolo, Vera Regina Perrone Delphino, Leonor Mortari Faria e Maria Clotilde Rossetti Ferreira

    DEBATES E PROPOSTAS

    • Democratização da Gestão Universitária (mesa-redonda)
    • Reflexões sobre a Educação na América Latina Luiz Navarro de Britto

    NOTAS DE PESQUISA

    • Planejamento Educacional e Clientelismo Político no Nordeste
    • O Papel da Escola na Construção de uma Sociedade Democrática
    • Organização da Escola para as Camadas Populares

    DISSERTAÇÕES E TESES

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

  • v. 68 n. 159 (1987)

    Sumário

    DESTAQUE

    • Gilberto Freyre e Álvaro Vieira Pinto —  Dermeval Savian

    ESTUDOS

    • Retrospectiva da Pesquisa Educacional no Brasil —  Bernardete A. Gatti
    • Por uma Escola Democrática na América Latina: o Nacional, o Regional e o Unitário —  Luiz Antônio Cunha
    • Avaliação Qualitativa II - Algumas Pegadas  —  Pedro Demo
    • Instrução, Rendimento, Discriminação Racialede Gênero  —  Fúlvia Rosemberg
    • Educação de Adultos: Necessidades e Políticas-Agenda para um Debate  —  Juan Eduardo García-Huidobro

    DEBATES E PROPOSTAS

    • Educação e Constituinte; Implicações de uma Pedagogia da Qualidade (mesa-redonda)

    NOTAS DE PESQUISA

    • Diagnóstico do Setor Educação no Amazonas
    • O Ensino de 2º Grau no Brasil: Caracterização e Perspectivas no Estado de Goiás

    DISSERTAÇÕES E TESES

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

  • v. 68 n. 160 (1987)

    Sumário

    DESTAQUE

    • Durmeval Trigueiro, Operário da Filosofia da Educação Brasileira — JaderdeMedeirosBritto

    ESTUDOS

    • Anotações Sobre o Pensamento Educacional no Brasil —Durmeval Trigueiro Mendes
    • Avaliação Qualitativa III: Dialética da Qualidade — Pedro Demo
    • Análise das Práticas de Formação do Educador: Especialistas e Professores — Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero
    • Trabalho e Educação: a Reordenação Necessária no Contexto da Revolução de 1930 — Maria Aparecida Ciavatta Franco e Maria Célia de M.N.Simon
    • O Ensino de 2º Grau em Minas Gerais: Expansão e Desenvolvimento (1971-1984) — Ana Zuleima de Castro Lüscher e Leila de Alvarenga Mafra

    SEGUNDA EDIÇÃO

    • Educação Democrática e a Nova Carta — D. Cândido Padin, OSB
    • Educação e Constituição — Florestan Fernandes
    • Exposição de Motivos — Clemente Mariani 

    DEBATES E PROPOSTAS

    • Proposta Educacional para a Constituição
    • A Educação na Assembléia Nacional Constituinte — Cândido Alberto Gomes e Maria do Céu Jurema Garrido

    NOTAS DE PESQUISA

    • Novos Rumos da Licenciatura

    DISSERTAÇÕES E TESES

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

  • v. 69 n. 161 (1988)

    Sumário

    APRESENTAÇÃO

    ESTUDOS

    • El Impacto de la Crisis en el Sector Educativo: Situación Actual y Perspectivas Futuras — Juan C. Tedesco
    • Evolução da Educação Pré-escolar no Brasil no Período de 1968 a 1986 — Alceu Ravanello Ferrari
    • Usos e Funções da Língua Escrita no Contexto Escolar — Alina G. Spinillo e Antonio Roazzi
    • Avaliação Qualitativa IV - Sobre Educação Transformadora — Pedro Demo
    • História da Educação Brasileira - o Problema de sua Periodização — Maria Angela Vinagre de Almeida

    SEGUNDA EDIÇÃO

    • Mais uma Vez Convocados (Manifesto ao Povo e ao Governo)

    DEBATES E PROPOSTAS

    • A Gestão Educacional: Relação União/Estado/Municípo

    NOTAS DE PESQUISA

    • Subsídios ao Pensamento e à Ação com vista a uma Nova Política para os Cursos de Formação de Professores ao Nível de 2ºGrau
    • A Seletividade Escolar em suas Relações com o Modo de Produção Capitalista  — um Estudo das Relações Sociais no Interior da Escola apartir da Avaliação
    • Da Faculdade Nacional de Filosofia à Faculdade de Educação: Resgate de uma História
    • A Experiência na Escola e na Família: Coerência ou Contradição?

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

    ÍNDICE DO VOLUME

  • v. 69 n. 162 (1988)

    Sumário

    APRESENTAÇÃO

    ESTUDOS

    • Os Quatro Anos da Emenda Calmon: Qual o seu Impacto? - Cândido Alberto Gomes
    • Considerações sobre o Texto “Os Quatro Anos da Emenda Calmon: Qual o seu Impacto?" - Armando Mendes
    • Os Quatro Anos da Emenda Calmon e seu Impacto: um Comentário - Jacques Velloso
    • O Risco de Coar Mosquitos e Engolir Camelos: uma Réplica - Cândido Alberto Gomes
    • Ensino Público Superior No Turno e Democratização - Maria Stela Grossi Porto e Mariza Veloso Motta Santos
    • Avaliação Qualitativa V — Purismos e Populismos - Pedro Demo
    • A Produção de Software para Educação - Elian de Castro Machado

    SEGUNDA EDIÇÃO

    • Mal de Crescimento - Florestan Fernandes
    • Vigência de Sarmiento - Gregorio Weinberg

    DEBATES E PROPOSTAS

    • Implicações da Informática na Educação
    • Contribuição do CONSED à Discussão sobre a Nova LDB

    NOTAS DE PESQUISA

    • A Relação Teoria-Prática na Formação de Educadores/Pesquisadores de 1° Grau: Análise de uma Experiência
    • Escola Pública e Democratização do Ensino no Município de São Carlos
    • Estratégias Alternativas para o Ensino de Ciências e Matemática nas Séries Iniciais
    • A Escola Pública: Desestímulo ou Desafio?

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

  • v. 69 n. 163 (1988)

    Sumário

    DESTAQUE

    • A Educação na Nova Ordem Constitucional - Maria do Céu Jurema Garrido e Cândido Alberto Gomes

    ESTUDOS

    • Causação Ideal de uma História Possível (um Católico Comunista entre São Paulo e Karl Marx) - Mario Alighiero Manacorda
    • Personalidade Humana e Cultura: Aplicações Educacionais da Teoria de Erik Erikson - Neuza Zapponi Lindahl
    • O Fracasso Escolar no Ensino de 1º Grau - Sérgio Antonio da Silva Leite
    • A Formação do Conceito de Quantidade de Movimento e sua Conservação - Ana Maria Pessoa Carvalho
    • Transición Estructural y Calidad de la Educación Superior en América Latina - Germán W .Rama

    SEGUNDA EDIÇÃO

    • A Universidade e sua Utopia - Durmeval Trigueiro Mendes

    NOTAS DE PESQUISA

    • O Ensino de 1º e 2º Graus no Município de Santarém, no Estadodo Pará.
    • Escola Parque da Bahia (1947-1951)

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

    ÍNDICE DO VOLUME
  • v. 70 n. 164 (1989)

    Sumário

    ESTUDOS

    • O Público e o Privado na Expansão do Ensino Supletivo em São Paulo - Elba Siqueira de Sá Barreto
    • Institutos de Educação — uma Prática Pedagógica Inovadora? - Dilza Cozendey Crespo, Elisabete Cristina C. da Silveira, Fátima Cunha Ferreira Pinto, Maria Helena da Silva Paes Faria e Tarcila Oliveira Aguiar
    • El Mundo de Talcott Parsons y la Educación (I) — el Pensamiento Sociológico Funcionalista y la Educación Primaria - Carlos Alberto Torres
    • Uma Agenda para a Educação - Genuíno Bordignon
    • A Consciência Fonológica de Crianças das Classes Populares: o Papel da Escola - Magda Becker Soares e Cláudia Cardoso Martins

    SEGUNDA EDIÇÃO

    • Reforma das Secretarias Estaduais de Educação e Cultura: Dificuldades e Caminhos - Michel Debrun
    • A Nova Lei da Educação - Florestan Fernandes

    NOTAS DE PESQUISA

    • Anísio Teixeira: um Falso Progressista e Tributário do Liberalismo Americano ou Representante do Pensamento Radical no Brasil?
    • Concepções de Sujeito Histórico no Ensino de História: do Herói às Mentalidades

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

  • v. 70 n. 165 (1989)

    Sumário

    ESTUDOS

    • O Novo Ensino Superior Privado no Brasil (1964-1980) - Carlos Benedito Martins
    • Melhoria de Qualidade do Ensino: o Desafio da Formação de Professores em Serviço - Sônia Kramer
    • Ensino de Segundo Grau e Mercado de Trabalho - Afrânio Mendes Catani, João Pedro da Fonseca, José Carlos de Araújo Melchior e Jair Militão da Silva
    • Os Livros e a Gravidade: uma Queda pouco Didática - Creso Franco Júnior
    • Computadores e Educação: breves Comentários sobre alguns Mitos - Jorge Tarcísio R. Falcão
    • Educação Superior e Pesquisa Científica na Constituição de 1988 - Cláudio Souto
    SEGUNDA EDIÇÃO
    • Investigación y Políticas Educativas en América Latina; Síntesis de Reunión de Expertos - Ernesto Schifelbein e Patricio Cariola
    NOTAS DE PESQUISA
    • Alternativas Educacionais para Pescadores
    • Desenvolvimento de Conceitos Lógico - Matemáticos no Primeiro Grau
    • Levantamento de Estudos e Pesquisas sobre a Lei de Profissionalização do 2º Grau sob as Leis 5.692/71 e 7.044/82
    • O Cotidiano da Escola Normal e a Comunicação de um Novo Saber e um Novo Fazer Didáticos

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

  • v. 70 n. 166 (1989)

    Sumário

    ESTUDOS

    • Alfabetização e Linguagem - Barbara Freitag
    • O Ensino Supletivo — Função Suplência —no Brasil: Indicações de uma Pesquisa - Maria Clara Di Pierro Siqueira, Maria Virgínia de Freitas e Sérgio Haddad
    • A Morfologia do Campus Universitário Brasileiro: as Questões Fundamentais para a sua Avaliação - Jaime G. de Almeida, Ricardo L Farrete Muhdi Koosah
    • Quem Tem Boca Vai a Roma. E Quem nãoTem? (Alternativas naEducação do Surdo) - Celina Hutzler
    • Educação Física e a Nova Lei de Diretrizes e Bases -Subsídios para Discussão - Apolônio Abadiodo Carmo
    • El Mundo de Talcott Parsonsy y la Educación (II) — el Pensamiento Sociológico Funcionalista y la Educación Superior - Carlos Alberto Torres

    SEGUNDA EDIÇÃO

    • Educação não é Privilégio - Anísio Teixeira

    NOTAS DE PESQUISA

    • Racismo e Sexismo nas Escolas
    • Conteúdos do Ensino Noturno: Compreensão do Real ou o Avesso da Realidade?
    • A Prática Pedagógica na Escola Públicade Periferia: um Estudo sobre as Possibilidades de Aprendizagem nas Séries Iniciais

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICACÕES E INFORMAÇÕES

    ÍNDICE DO VOLUME

  • v. 71 n. 167 (1990)

    Sumário

    ESTUDOS

    • Guia Preliminar de Fontes para a História da Educação Brasileira: Reconstituição de uma Experiência - Clarice Nunes
    • Estilos de Desempenho de Professoras da Primeira Série e seus Efeitos sobre a Aprendizagem da Leitura - Lair Levi Buarque
    • Fundamentos da Educação Física Escolar - Carmen Lúcia Soares

    SEGUNDA EDIÇÃO

    • A Escola Pública, Universal e Gratuita - Anisío Teixeira

    NOTAS DE PESQUISAS

    • PROEM - Programas de Estudos e Pesquisas no Ensino da Matemática - O Papel da Pesquisa na Formação do Futuro Professor
    • Curso Normal do DF - Processo de Mudança

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

  • v. 71 n. 168 (1990)

    Sumário

    ESTUDOS

    • Questões da Educação Estética - Maria Helena Silveira e Ronaldo Rosas Reis
    • A Educação Lingüística nos Anos Finais do 1º Grau: Proposta Alternativa - Clóvis O. Gregorim
    • A Criança e a Escrita Numérica - Zélia Maria M Higino da Silva

    SEGUNDA EDIÇÃO

    • Educação, Sociedade e Ideais Educacionais - João Roberto Moreira

    NOTAS DE PESQUISA

    • O Perfil Sócio-Cultural de Alunos Trabalhadores do Ensino Noturno de 2º Grau através da Análise de seu Cotidiano
    • A Escola Pública: Desestimulo ou Desafio?

    RESENHAS CRITICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

  • v. 71 n. 169 (1990)

    Sumário

    ESTUDOS

    • Alfabetização e Ed ucação Básica: ainda um Desafio
      Rose Neubauer da Silva e Yara Lúcia Espósito
    • A Questão da Creche: História de sua Construção na Cidade de São Paulo
      Maria M. Malta Campos
    • Deuda Externa y Desarrollo: lmplicaciones para el Financiamiento de la Educación en América Latina
      Fernando Reimers

    SEGUNDA EDIÇÃO

    • Mídia Constrói Perfil da Universidade Hoje Umberto Eco

    NOTAS DE PESQUISAS

    • Formação de Educadores para Trabalhar com Crianças de Zero a Seis Anos de Idade em Creches e Escolas de Educação Infantil -Proposta Fundamentada em uma Concepção Sócio-Interacionista do Desenvolvimento Humano
    • O Ensino de 2º Grau Noturno - um Estudo sobre seu Principal Protagonista: o Aluno

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

  • v. 72 n. 170 (1991)

    Sumário

    ESTUDOS

    • O Ingresso no Trabalho: A Experiência de Jovens Empregados do Setor Terciário do DF
      Candido Alberto C. Gomes
    • Os Interesses Público e Privado na Educação Brasileira: Males Crônicos, Soluções Longínquas
      David N. Plank
    • Ensino Integrado: Uma Revisão Histórico-Critica do Modelo bnplantado no Ensino Superior da Área da Saúde no Brasil
      Denise Maria Gastaldo, Dagmar Estennann Meyer e Merion Campos Bordas
    • A Educação Escolar como Problema para o Movimento Marxista Interna-cional no Perlodo de 1900 a 1920 Tarso Bonilha Mazzotti

    NOTAS DE PESQUISA

    • A Autonomia Universitária e a Fonnação de Docentes para Trabalhadores
    • Alfabetização de Adultos: Em Busca de uma Proposta Político-Pedagógica
    • Atendimento Pedagógico e Psicológico ao Aluno com Problemas de Aprendizagem: Estudos de Caso Códigos Integrados e Não-Integrados no Currlculo, na Pedagogia e na
    • Avaliação: O Curso de Medicina Veterinária da UFRRJ
    • Formação do Profissional da Escola: Avaliação de um Processo lnte-rinstitucional
    • Influência da Iniciação Cientffica na Formação de Pesquisadores

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

  • v. 72 n. 171 (1991)

    SUMÁRIO

    ESTUDOS

    • Representações Sociais: Pressupostos e Implicações - Margot Campos Macieira
    • Valores e Objetivos da Educação Brasileira: a Questão da Relação entreFilosofia da Educação e Politica Educacional, a partir de 1930 - Sônia Martins de Almeida Nogueira
    • A Educação no Período Kubitschek: os Centros de Pesquisas do INEP- Marcus Vinícius da Cunha
    • O Papel e a Função do Erro na Avaliação Escolar - Cláudia Davis e Yara Lúcia Esposito

    NOTAS DE PESQUISA

    • As Escolas Técnicas Federais nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil: sua Contribuição para a Formação de uma Qualidade da Força de Trabalho
    • O Processo de Elaboração da Leitura e da Escrita numa Abordagem Sócio-interacionista: Desafios de uma Avaliação
    • Projeto Uns e Outros: o Uso de Brinquedos nas Atividades Educativas em Museus

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

  • v. 72 n. 172 (1991)

    SUMÁRIO

    ESTUDOS

    • O Ensino Superior Agrícola no Brasil - Guy Capdeville
    • Financiamento da Educação: Gestão Democrática dos Recursos Financeiros Públicos em Educação - José Carlos de Araújo Melchior
    • A Arte do Repente e as Habilidades Lingüísticas - Antonio Roazzi, Ann Dowker e Peter E. Bryant
    • Problemas e Alternativas no Campo da Formação de Professores - Lucíola Licínio de C. P. Santos
    • Análise Epistemológica da Visão de Ciência dos Professores de Química e Física do Município do Rio de JaneiroRenato José de Oliveira
    • As Percepções sobre a Causalidade do Fracasso Escolar no Discurso Descontente do Magistério - Elizabeth Maria Pinheiro Gama, Liney Orlandina Lucas, Maria de Lour des Salvato, Denise Meyrelles de Jesus, Janete Magalhães Carvalho e Jaime Roy Doxsey

    NOTAS DE PESQUISA

    • Guia de Fontes de Documentação para a História da Educação na Bahia
    • Guia de Fontes Literárias para o Estudo da História da Educaçãona Bahia
    • Guia de Fontes Fotográficas para a História da Educação
    • Políticas Públicas de Educação: a (Des)articulação entre a União,o Estado e os Municípios
    • Os Filhos Pródigos da Educação Pública: um Estudo sobre os Evadidos da Escola Pública num Bairro Periférico do Município de Santarém

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES 

  • v. 73 n. 173 (1992)

    SUMÁRIO

    ESTUDOS

    • Educação Indígena e Bilingüismo: o Caso do Acre - Nietta Lindenberg Monte
    • Ensino Noturno: Desconhecimento do Trabalho e Novos Desafios - Valdemar Sguissardi e Bruno Pucci
    • Rádio Educativa do Piauí: a Serviço de Quê e de Quem? - Maria das Graças Targino e Antônio Teixeira de Barros
    • Trabalhadores sem Trabalho e seus Professores: um Desafio à Formação Docente - Célia Frazão Soares Linhares
    • Uma Alternativa Metodológica para o Estudo das Conseqüências da Não-Escolarização, mediante a Técnica de História de Vida - Antônio Marcos Chaves

    SEGUNDA EDIÇÃO

    • A Lei de Diretrizes e Bases: Depoimento e Debate sobre o Projeto da Lei de Diretrizes e Bases (1º Parte) - Anísio Teixeira

    NOTAS DE PESQUISA

    • Acompanhamento da Implementação da Proposta de Orientação Educacional do Sistema Oficial de Ensino do Distrito Federal
    • Alfabetização e Representações do Cotidiano na Cidade do Rio de Janeiro
    • Práticas de Pesquisa: como Acontecem nas escolas de 2ºe 3º graus

    RESENHAS CRITICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

  • v. 73 n. 174 (1992)

    SUMÁRIO

    ESTUDOS

    • O Recente Processo de Descentralização e de Gestão Democrática daEducação no Brasil - José Camilo dos Santos Filho
    • Universidade no Brasil: a Idéia e a Prática - Denise B. leite e Marilia Costa Morosini
    • Gestão da Escola Pública: a Participação da Comunidade - Vitor Henrique Paro
    • Educação e Política nos Anos 30: a Presença de Francisco Campos - Maria Célia Marcondes de Morais.

    SEGUNDA EDIÇÃO

    • A Lei de Diretrizes e Bases: Depoimento e Debate sobre o Projeto da Lei de Diretrizes e Bases (2 - Parte) - Anísio Teixeira

    NOTAS DE PESQUISA

    • Formação Profissional versus Mercado de Trabalho no Vale do Itajaí: um Estudo Avaliatório
    • Fracasso Escolar: Imagens de Explicações Populares sobre "Dificuldades Educacionais" entre Jovens das Áreas Rural e Urbana do Estado do Rio de Janeiro
    • Formação de Professores da 5ª a 8ª Séries do Io Graue de 1º a 3ª Séries do 2° Grau: o Estágio no Contexto da Prática de Ensino
    • O Significado do Ato de Alfabetizar: Representações Sociais de Professoras-Alfabetizadoras.

    RESENHAS CRÍTICAS.

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

  • v. 73 n. 175 (1992)

    Implementando nossa proposta de renovação editorial, inauguramos neste número a nova seção Questão em Debate, voltada para a discussão de determinado tema ligado à área da Educação, ao longo de números sucessivos.

    Procuramos, desta forma, colocar o leitor em contato com as reflexões que se fazem em torno de temas candentes, na atualidade, a partir de uma pluralidade de enfoques, como é do perfil da revista.

    Assim, abrimos espaço para a discussão de um tema tão atual quanto controverso como é o dos paradigmas em educação, na medida em que implica uma reflexão radical não apenas sobre os fundamentos do saber educativo, mas sobre os fundamentos da própria reflexão.

    [...]

  • v. 74 n. 176 (1993)

    Em nosso número anterior, lançamos a seção Questão cm Debate, propondo à discussão o tema dos paradigmas em educação. Neste número, resgatamos a desaparecida seção Traduções, destinada à publicação de textos relevantes da literatura estrangeira que possam contribuir para a educação nacional. Assim, inauguramos a seção com o artigo "A Idéia da Universidade: Processos de Aprendizagem", de Jurgen Habermas, de referencia capital para a discussão do tema. Desta forma, o atual número compreende três novas seções: Segunda Edição, Questão em Debate e Traduções.

    [...]

  • v. 74 n. 177 (1993)

    Estes número da RBEP dividi-se nas seguintes seções: "Estudos", "Resenhas", "Notas de Pesquisa", "Segunda Edição", "Questão em debate", "Traduções" e "Comunicação e informação".

  • v. 74 n. 178 (1993)

    Estes número da RBEP dividi-se nas seguintes seções: "Estudos", "Resenhas", "Notas de Pesquisa", "Questão em debate", "Traduções" e "Comunicação e informação".

  • v. 75 n. 179-80-81 (1994)

    Estes número da RBEP dividi-se nas seguintes seções: "Estudos", "Resenhas", "Notas de Pesquisa", "Segunda Edição", "Questão em debate", "Traduções" e "Comunicação e informação".

  • v. 76 n. 182/183 (1995)

    Estes número da RBEP dividi-se nas seguintes seções: "Estudos", "Resenhas", "Notas de Pesquisa", "Segunda Edição", "Traduções" e "Comunicação e informação".

  • v. 76 n. 184 (1995)

    Estes número da RBEP dividi-se nas seguintes seções: "Estudos", "Resenhas" e "Comunicação e informação".

  • v. 77 n. 185 (1996)

    Como você deve ter percebido, os últimos números da RBEP não têm apresentado todas as seções habituais. Isto se deve ao fato de estar em processo de reestruturação a linha editorial do INEP, para atender às novas demandas decorrentes da recente mudança institucional do órgão, o que implica repensar seus produtos editoriais, visando a um novo direcionamento.

    [...]

  • v. 77 n. 186 (1996)

    Estes número da RBEP dividi-se nas seguintes seções: "Estudos", "Resenhas" e "Comunicação e informação".

  • v. 77 n. 187 (1996)

    Estes número da RBEP dividi-se nas seguintes seções: "Estudos", "Resenhas" e "Comunicação e informação".

  • v. 78 n. 188-89-90 (1997)

    A partir do próximo número, a RBEP será apresentada com novo formato. As mudanças atingirão tanto a sua apresentação quanto o seu conteúdo. A revista sairá com um novo projeto gráfico, contemplando inclusive o uso de ilustração na abertura dos artigos. A renovação da RBEP acompanha a nova fase do INEP, iniciada no primeiro semestre de 1997, com a sua transformação em autarquia e a redefinição das suas atribuições e finalidades. Esta mudança também faz parte do esforço que estamos fazendo para fortalecer a identidade da revista com o seu público.

    A cada número, as ilustrações da RBEP estarão a cargo de uma instituição de ensino superior, previamente convidada, que articulará a participação dos seus alunos de Belas-Artes, Desenho Industrial e Programação Visual. O objetivo é estimular e valorizar o trabalho dos graduandos desses cursos. O uso de ilustrações, que reflete uma tendência contemporânea dos projetos gráficos de revistas, dará maior leveza e equilíbrio estético à RBEP.

    [...]

  • v. 79 n. 191 (1998)

    Como terão percebido, certamente, os leitores, a partir deste número a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) tem novas características gráficas e editoriais. As primeiras, imediatamente perceptíveis, incluem mudança no formato, na diagramaçãodos textos e na introdução de ilustrações (para citar apenas as inovações mais evidentes). A iniciativa teve como objetivo tornar a revista visualmente mais atraente e melhorar sua legibilidade, tornando a leitura mais fácil e agradável, sem prejuízo do conteúdo dos textos publicados. Conforme foi anunciado em nota aos leitores, publicada no número anterior, as ilustrações de cada edição da RBEP, a partir de agora, estarão a cargo de alunos de Belas-Artes, Desenho Industrial e Programação Visual. Os trabalhos utilizados neste número foram elaborados por estudantes da Escola de Belas-Artes de São Paulo.

    Mudanças importantes foram feitas, também, no projeto editorial da RBEP. Neste caso, procurou-se ampliar a contribuição da revista para o debate sobre a educação brasileira por meio da adoção de uma estrutura mais aberta à participação de colaboradores e à difusão da produção acadêmica na área educacional. Ao mesmo tempo, tomaram-se medidas com o objetivo de estabelecer padrões para o estilo e a apresentaçãodos textos, de maneira a, juntamente com a reforma gráfica, melhorar a legibilidade efacilitar o tratamento e a disseminação dos trabalhos. A nova estrutura inclui seções dedicadas à avaliação e às estatísticas educacionais e à divulgação das atividades do Centro de Informações e Biblioteca em Educação (CIBEC) do INEP. Com estas alterações, a RBEP incorpora o dinamismo que vem transformando o sistema educacional brasileiro. Temos certeza de que o resultado será do agrado dos leitores.

    Maria Helena Guimarães de Castro
    Presidente do INEP

  • v. 79 n. 192 (1998)

    A boa receptividade à nova RBEP sinaliza que as mudanças foram acertadas e necessárias. E se foram bem recebidas é porque eram aguardadas e vieram atender às expectativas e demandas informacionais de seu público (o que, aliás, foi sempre o seu intento), tanto dos leitores habituais quanto dos recém-chegados, que entraram em contato com a revista justamente a partir desta nova fase.

    Não poderia ser diferente, uma vez que as mudanças constituem uma tradição à parte na revista - juntamente com a diversidade (de enfoques, temas, autores e políti- cas) que lhe é peculiar desde os primórdios - , e isto sem abandono da coerência com os seus objetivos originais. A capacidade de renovação sempre foi um dos traços marcantes da RBEP ao longo de sua trajetória, e continua sendo, certamente, o fator determinante de sua vitalidade, e o que lhe tem garantido a permanência e um lugar distinto entre os periódicos educacionais brasileiros.

    [...]

  • v. 79 n. 193 (1998)

    A RBEP dividi-se nas seguintes seções: Estudos, Avaliação, Estatística, Segunda Edição e Cibec.

  • v. 80 n. 194 (1999)

    A RBEP dividi-se nas seguintes seções: Estudos, Segunda Edição, Avaliação, Estatística e Cibec.

  • v. 80 n. 195 (1999)

    A RBEP dividi-se nas seguintes seções: Estudos, Avaliação, Estatística, Segunda Edição e Cibec.

  • v. 80 n. 196 (1999)

    A RBEP dividi-se nas seguintes seções: Estudos, Avaliação, Estatística, Segunda Edição e Cibec.

  • v. 81 n. 197 (2000)

    A RBEP dividi-se nas seguintes seções: Estudos, Avaliação, Estatística, Segunda Edição e Cibec.

  • v. 81 n. 198 (2000)

    O presente trabalho integra um projeto de pesquisa-ação colaborativa desenvolvido em duas escolas da rede estadual de Araraquara (SP), tendo como parceiros uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e um grupo de 38 professores do ensino básico (20 de 1ª a 4ª série e 18 de 5ª a 8ª), contando, também, com seis professoras coordenadoras, especialistas em certas áreas curriculares.

    Com a intenção não apenas de investigar as escolas-alvo e a atuação de seusprofessores, mas também de intervir nocotidiano escolar e no processo de de-senvolvimento desses profissionais, buscamos colher informações das mais diversas fontes, utilizando os mais variados instrumentos. E uma das fontes que consideramos extremamente significativas para o mapeamento da ação docente e discente em sala de aula são os cadernos dos alunos.

    [...]

  • v. 81 n. 199 (2000)

    O Brasil tem vários e enormes problemas. Entre eles estão a má distribuição de renda, uma das mais iníquas do mundo, apequena geração de poupança, os parcos investimentos em áreas prioritárias e o insuficiente e inadequado direcionamen todos gastos e investimentos públicos, os quais, historicamente, nunca privilegiaram os setores de interesse social.

    Este quadro é responsável, em última instância, pela fome, miséria absoluta, crime organizado e violência, entre outrasquestões sociais que exigem solução urgente. São problemas que não deveriam existirnum país como o Brasil, dadas as suas dimensões, características geográficas e opotencial de seu contingente humano. São também problemas que não poderíamos terdeixado chegar ao patamar em que estão, dada a quase impossibilidade ou o altíssimo custo econômico para suas soluções.

    [...]

  • v. 82 n. 200-01-02 (2001)

    Este número triplo da Revista Brasileirade Estudos Pedagógicos (RBEP) procura dar continuidade ao processo de transição iniciado no número anterior, buscando atualizara periodicidade, respeitar a ordem de publicação dos artigos que já se encontravam aprovados e programados e reviver algumas seções interrompidas em outras fases.

    Tal processo de reformulação pretende retomar a identidade original desta queé a mais antiga revista científica de educação em circulação no País, agora com mais de 200 números publicados e, ao mesmo tempo, abrir novas perspectivas de análise e debate sobre a realidade educacional, incorporando temas contemporâneos erevisitando problemas históricos da educação brasileira que, ainda hoje, permanecem como desafios.

    [...]

  • v. 83 n. 203-04-05 (2002)

    Agrupamos, neste volume, três números da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos(RBEP) que correspondem ao ano de 2002, dando continuidade ao esforço do novo Comitê Editorial para a restauração de sua periodicidade.

    Este número triplo contém significativos estudos, revelando que o esforço do atualcomitê em estimular pesquisadores atuantes da área de educação a retomarem sua cola-boração com a revista já começa a mostrar resultados. Na seção "Estudos", quatro artigosocupam-se de temas relevantes de política educacional, os dois primeiros focalizando aatualidade brasileira e os dois seguintes discutindo aspectos das reformas educacionaisrecentes numa perspectiva comparada.

    [...]

  • v. 84 n. 206-07-08 (2003)

    Este é o terceiro volume consecutivo da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) que agrupa três números em uma mesma publicação, agora correspondentes ao ano de 2003, assim como foi feito em relação aos números que deveriam ter sido editados nos dois anos anteriores.

    A intenção do Comitê Editorial foi recuperar a periodicidade da revista, de forma a poder normalizar suas edições a partir do presente ano. Propositalmente, foi conservado o mesmo formato gráfico adotado desde o número 191, publicado em 1999, com apenas algumas modificações no estilo e localização das ilustrações, evitando-se mudanças muito próximas na identidade visual da revista, o que poderia prejudicar sua divulgação.

    [...]

  • v. 85 n. 209-10-11 (2004)

    Esta edição da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) publica os números209/210/211, seguindo procedimento adotado em edições anteriores visando recuperarsua periodicidade. Dessa forma, em setembro próximo, quando for publicado o próximovolume, atingiremos o objetivo proposto.

    Antes de passarmos a comentar seu conteúdo, gostaríamos de informar a reestruturaçãodo Comitê Editorial, composto agora pelos professores Cecília Irene Osowski (Unisinos),Leila de Alvarenga Mafra (PUC-MG), Maria Cecília Sanchez Teixeira (USP), Maria LauraBarbosa Franco (FCG), Tarso Bonilha Mazzotti (UFRJ), Moacir Gadotti (IPF) e por mim, acoordenadora.

    [...]

  • v. 86 n. 212 (2005)

    Os 60 anos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) impendem uma reflexãohistórica. Em primeiro lugar, diante do só feito de completarem seis décadas de publi-cações históricas, que cristalizam o mais acurado pensamento crítico e reflexivo acerca daeducação nacional, como é possível perceber a partir dos textos publicados nesta ediçãocomemorativa. Em segundo lugar, porque pensar a educação é uma exigência nacionalpremente: a sociedade brasileira não tem, ainda, a educação como pauta de discussãourgente – pelo menos não na medida necessária, como necessidade social e economica-mente incontornável, como inadiável projeto de país. Não é trivial, em tais circunstâncias,que um periódico especializado na questão educacional sobreviva, por sessenta anos, anteo emudecimento generalizado da sociedade perante a questão educacional no País.

    [...]

  • v. 86 n. 213/214 (2005)

    Com esta edição, atingimos o objetivo prioritário estabelecido pelo Comitê Editorialda RBEP de manter atualizada sua periodicidade. Programamos, ainda, a publicação detrês edições em 2006, garantindo sua circulação quadrimestral, parte de nossos esforçospara fazer com que ela assegure seu papel relevante na divulgação e promoção do debatesobre temas importantes afetos à educação.

    Aliada à garantia de regularizar a Revista, outra meta que vamos perseguir este ano é o aperfeiçoamento de sua disseminação, fazendo-a chegar no menor espaço de tempopossível a seus públicos-alvo, como as bibliotecas das instituições superiores de ensino,as coordenações dos programas de pós-graduação, as entidades dedicadas à educação, ospesquisadores, os formadores de opinião na área educacional e todos aqueles que seinteressarem em recebê-la. Para tanto, estamos atualizando o cadastro de usuários e acrescentando outros que fazem parte dos grupos acima mencionados.

    [...]

  • v. 87 n. 215 (2006)

    Não se discute o papel crucial do professor na formação dos alunos. Em países como o Brasil, marcados pela iniqüidade e injustiça social, esse papel adquire ainda maior relevância, porque depende muito da capacidade de os professores acolherem crianças e jovens com limitações impostas pelo ambiente socioeconômico em que vivem e, muitas vezes, portadores de um quadro familiar desalentador. Recuperar a auto-estima desses estudantes, apontar-lhes concretamente a possibilidade de um mundo diferente e melhor, acreditar e fazê-los acreditar que eles são tão capazes de aprender quanto aqueles mais abonados requer, além da qualificação profissional, dedicação e entrega. Nem sempre é possível obter esse retorno dos educadores que lidam diariamente com essas e outras condições adversas, sem a justa remuneração e reconhecimento social.

    [...]

  • v. 87 n. 216 (2006)

    A exigência de uma educação de qualidade tem levado ao reconhecimento porparte de formuladores de política, especialistas e gestores educacionais, assim comopor setores cada vez mais amplos da sociedade, da complexidade que envolve a ques-tão. De fato, qualidade da educação envolve várias dimensões e múltiplos atores: oEstado, o Sistema Educacional, a Escola, professores, alunos e seus pais. Além disso, éobrigatório considerar o quadro socioeconômico e cultural, já que o ato educativo esco-lar se dá em conformidade com o acúmulo de capital econômico, social e cultural dossujeitos-usuários da escola, da heterogeneidade e da pluralidade sociocultural. Tal con-texto explica em grande parte problemas como altas taxas de repetência, de distorçãoidade-série, de evasão, que trazem como conseqüência o fracasso escolar, a desvaloriza-ção social dos segmentos menos favorecidos e baixas perspectivas de um futuroprofissional valorizado pela escolarização.

    [...]

  • v. 87 n. 217 (2006)

    A universalização do acesso e cobertura no ensino fundamental, de um lado, e osresultados de desempenho revelados pelas avaliações periódicas – Saeb, Prova Brasil –aliados aos altos níveis de repetência e abandono, de outro, têm colocado na agendados formuladores de política, estudiosos e especialistas em educação a necessidadeimperiosa de adoção de políticas e ações que levem à permanência dos alunos na escolae a uma educação de melhor qualidade.

     A qualidade da educação é um fenômeno complexo envolvendo fatores e dimen-sões extra-escolares e intra-escolares como têm mostrado estudos sobre a questão, es-tando essas últimas associadas à infra-estrutura e ao processo de organização do traba-lho escolar – condições de trabalho, gestão da escola, currículo, formação docente –,assim como à análise de sistemas e unidades escolares a partir dos resultados obtidosnas avaliações externas.

    [...]

  • v. 88 n. 218 (2007)

    Este número da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) é o pri-meiro de 2007, quando o Inep inicia as comemorações de seus 70 anos. Criadopela Lei nº 378, de 13 de janeiro de 1937, com a missão de "realizar pesquisassobre os problemas do ensino, nos seus diferentes aspectos", as atividades sótiveram início em 30 de junho de 1938. Em muitas circunstâncias, a história doInep se confunde com a história da educação brasileira no século passado. Porele passaram alguns dos mais brilhantes pensadores e formuladores de políticaeducacional de nosso País.

    [...]

  • v. 88 n. 219 (2007)

    A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (REBP) mantém suatrajetória de acolher temas relevantes, mas nem sempre presentes emoutros periódicos, bem como o respeito à diversidade de proposições eteorias desde que os artigos tenham as qualidades acadêmicas requeridas.

    Neste número, Elisabeth Caldeira Villela examina, no primeiro artigo, asituação do professores que vivem o processo de mudança do trabalhodocente em face das condições características da atual sociedade, que inter-ferem no trabalho docente e conduzem a dúvidas e questionamentos. Lem-bra que, mesmo se constituindo questão amplamente debatida, a mudançaeducativa não é simples, pois o trabalho docente mais se intensifica quandoassume novos requisitos ligados às condições, à natureza e à organização.

    [...]

  • v. 88 n. 220 (2007)

    Trazendo a público mais um número da Revista Brasileira de Estu-dos Pedagógicos, colocamos à disposição dos nossos leitores temas rele-vantes que seguem nossa tradição de respeito à diversidade de proposi-ções e teorias.

    O trabalho pedagógico é aqui analisado sob diferentes enfoques –desde o uso da tecnologia e do processo lúdico no ensino das ciências, atéo trabalho de iniciação em um projeto de arquitetura –, deixando claroque pedagogia é ato indispensável em qualquer área de ensino. Estamoscom isso ampliando o conceito de revista pedagógica, atingindo todos osenvolvidos com o ato de educar.

    [...]

  • v. 89 n. 221 (2008)

    A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) traz, no presente número, artigos teóricos e resultados de pesquisa em diferentes campos da educação, seguindo sua tradição de revista pluritemática, a começar pela investigação da dialética socrática apresentada por Antonio Zuin, em que o autor se propõe uma análisedos diálogos socráticos a partir de Platão, estabelecendo a relação entre ironia e processo educacional/formativo, na perspectiva de revitalizaro potencial pedagógico da ironia com vista ao desenvolvimento dos educadores e dos educandos.

    [...]

  • v. 89 n. 222 (2008)

    Este número da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) marca a entrada da nova Editoria Científica em substituição ao Comitê Editorial que atuou até o número 221 e cujo mandato expirou após excelente trabalho realizado.

    A idéia de se ter uma Editoria Científica no lugar de um ComitêEditorial alia-se à intenção de fazer a RBEP avançar ainda mais emsuas características acadêmicas e diversidade de idéias, com indepen-dência, procurando-se ampliar o caminho que já vinha sendo trilhadona direção de propiciar a publicação de estudos e reflexões de ponta.Assim, caberá à Editoria Científica, conforme Portaria Inep/MEC nº61, de 25/4/2008, “definir a política editorial da Revista e a sistemáticade colaboração e de avaliação dos artigos para publicação, devendoavaliar e aprovar o conteúdo de cada número”. Para garantir estetrabalho, o artigo 3º da citada Portaria fixa que essa Editoria “seráconstituída por professores, pesquisadores e especialistas dereconhecida competência nas diversas áreas de ensino e da pesquisaeducacional”.

    [...]

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