Anísio Teixeira: de sinhôzinho a maître penseur

Palavras-chave: Anísio Teixeira, direito à educação, intelectual engajado, missão civilizatória, história da educação.

Resumo

Trata-se de artigo original com o objetivo de delinear a contribuição de Anísio Teixeira para a educação brasileira, apresentado em seminário acadêmico. O legado do pensamento e da ação anisianos para a educação brasileira é o objeto de estudo deste texto. O objeto foi analisado por meio de conceitos oriundos de três matrizes teórico-metodológicas: o pensamento alemão expresso em Goethe, Max Weber e Norbert Elias; a filosofia francesa de Glucksmann e Lourau; e a sociologia brasileira, por intermédio das contribuições de Freyre, Holanda, Leal, Faoro, Martins, Miceli, Adorno, Ramos, Alonso, Coelho e Arruda, para análise dos fenômenos político-culturais da realidade nacional. Os principais conceitos empregados foram missão civilizatória, intelectual engajado, político ilustrado, instituição, maître penseur e afinidades eletivas. A metodologia usada foi a elisiana, que busca reconstruir o objeto de estudo a partir da teia de configurações sociais no qual ele está imerso. A técnica utilizada foi a análise culturalista do conteúdo expresso na bibliografia e nos documentos. O artigo conclui sintetizando as contribuições anisianas em quadro sinótico, relacionando o pensamento anisiano com os princípios constitucionais e legais vigentes.

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Biografia do Autor

Maria Zélia Borba Rocha, Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado
03-05-2023
Como Citar
BORBA ROCHA, M. Z. Anísio Teixeira: de sinhôzinho a maître penseur. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5461, 3 maio 2023.
Seção
Estudos