As políticas de desenvolvimento profissional do docente universitário em cinco universidades federais do Sul do Brasil: concepções e desafios
Resumo
As políticas de desenvolvimento profissional do docente universitário constituem-se em uma das possibilidades de construir uma pedagogia que melhor corresponda aos desafios assumidos pelas universidades públicas em nosso País. Nesse sentido, buscamos compreender as concepções que sustentam as políticas de desenvolvimento profissional docente de cinco universidades do Sul do Brasil. Para tal, destacamos as principais similaridades e diferenças entre as propostas institucionais com relação aos seus objetivos e público-alvo, anotando possíveis desafios a serem enfrentados para a consolidação dessas propostas. A metodologia empreendida foi o estudo de casos múltiplos. Inicialmente, foi realizada a análise dos documentos que regulamentam a organização e o funcionamento dessas políticas e, em seguida, os dados foram complementados com a realização de oito entrevistas com gestores e servidores responsáveis por planejar as ações dessas políticas. É possível afirmar que todas as instituições que fizeram parte deste estudo compreendem que o processo de desenvolvimento profissional docente não pode ser dissociado do desenvolvimento da própria universidade. Os principais desafios referem-se ao envolvimento dos docentes estáveis com essas políticas e a articulação entre instâncias estruturais da organização e do trabalho docente como cursos e departamentos.
Downloads
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.