Cotas para pessoas com deficiência nos cursos superiores do Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Palavras-chave: ensino superior, inclusão educacional, reserva de vagas.

Resumo

A reserva de vagas para pessoas com deficiência em processos seletivos para o ensino superior tem se constituído como política afirmativa de garantia de acesso a esse nível. O Instituto Federal do Paraná (IFPR) possui relevância nesse contexto, pois oferta ensino superior e está submetido à Lei de Cotas, portanto, reserva vagas para pessoas com deficiência. Este artigo apresenta os resultados da análise documental descritiva sobre como se efetivou a reserva de vagas nos editais de processos seletivos para o ensino superior no IFPR entre 2012 e 2019, com ênfase nas cotas para pessoas com deficiência, relacionando os dados encontrados com as normativas institucionais e com a legislação sobre o tema. A análise permitiu, ainda, observar informações referentes à expansão da oferta de ensino superior no IFPR e suas implicações para as vagas reservadas às pessoas com deficiência. A pesquisa demonstrou que a reserva de vagas
para pessoas com deficiência foi objeto de preocupação do IFPR desde seu primeiro ano de atuação, em 2009, mas que o processo de implantação dessa política foi marcado por avanços e recuos no período examinado.

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Biografia do Autor

Andreia Nakamura Bondezan, Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Campo Mourão, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.

Claudia Gallert, Instituto Federal do Paraná (IFPR). Cascavel, Paraná, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Cascavel, Paraná, Brasil.

Jacqueline Maria Duarte Lewandowski, Instituto Federal do Paraná (IFPR). Cascavel, Paraná, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Cascavel, Paraná, Brasil.

Jessica Fernanda Wessler Ferreira, Instituto Federal do Paraná (IFPR). Cascavel, Paraná, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).  Cascavel, Paraná, Brasil.

Publicado
22-08-2022
Como Citar
NAKAMURA BONDEZAN, A.; GALLERT, C.; LEWANDOWSKI, J. M. D.; FERREIRA, J. F. W. Cotas para pessoas com deficiência nos cursos superiores do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 264, 22 ago. 2022.
Seção
Estudos