Formação continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para municípios com baixo Ideb

  • Terezinha Costa-Hübes UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

Apresenta resultados parciais de uma pesquisa vinculada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e ao programa Observatório da Educação. Nosso objetivo é discorrer sobre atividades desenvolvidas do ano de 2011 até meados de 2012, na área de Língua Portuguesa, voltadas para os eixos leitura e produção escrita de texto, refletindo sobre as ações de formação continuada. Trata-se, portanto, de uma pesquisa calcada nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, por voltar-se para o estudo da língua em sua ação efetiva. Os resultados parciais, confirmados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, já apontam para avanços significativos na qualidade do ensino nos municípios envolvidos, principalmente no que diz respeito à disciplina de Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
20-08-2013
Como Citar
COSTA-HÜBES, T. Formação continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para municípios com baixo Ideb. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 237, 20 ago. 2013.
Seção
Estudos