Práticas de leitura no ensino médio: o Pibid de letras

  • Adair Neitzel UNIVALI
  • Cleide Muller Pareja UNIVALI
  • Serenita Hochmann Rede Municipal de Itapema- SC

Resumo

Analisa quais estratégias de leitura os licenciandos de Letras da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) desenvolveram no decorrer do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), quais concepções dão sustentação a essas estratégias e como elas colaboram para a formação de leitores no ensino médio, em duas escolas da rede pública estadual de Santa Catarina, na cidade de Itajaí. O instrumento de coleta de dados foram os portfólios produzidos pelos licenciandos durante o desenvolvimento do projeto, postados no ambiente virtual da instituição executante, denominado Sophia. Foram analisadas cinco estratégias de leitura que se mostraram alinhadas com a concepção de literatura fruitiva, a qual concebe o texto como objeto a ser fruído, apreciado, preservando sua função estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
19-12-2013
Como Citar
NEITZEL, A.; MULLER PAREJA, C.; HOCHMANN, S. Práticas de leitura no ensino médio: o Pibid de letras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 238, 19 dez. 2013.
Seção
Estudos