Desafios de propostas interventivas de letramentos na Amazônia paraense: a escola brasileira em contextos de hibridização cultural

  • Júlia Maués Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Ana Lúcia Guedes-Pinto Faculdade de Educação - UNICAMP

Resumo

Este artigo apresenta um recorte do projeto A Formação do Professor em Contextos de Hibridização Cultural: Propostas Interventivas de Letramentos na Amazônia Paraense (2015-2016) sobre as práticas de trabalho colaborativas na escola, com o objetivo de contribuir com as reflexões sobre o letramento como uma prática social situada. Para tanto, centra-se em eventos de letramentos na Escola de Ensino Fundamental de Aicaraú –Barcarena, Pará, com o objetivo de focalizar que é possível ensinar e aprender nesse espaço. A metodologia de pesquisa empregada é a etnografia aliada à elaboração de projetos de letramento, ou seja, tomando-se as práticas de escrita voltadas para a as necessidades da cultura local. O arcabouço teórico se fundamenta nas contribuições das áreas de Educação, Linguística Aplicada e dos Estudos de Letramentos na formação do professor, assumindo a palavra como um signo social ideológico. Ao focalizar a compreensão da cultura ribeirinha local mostramos os encaminhamentos instanciados numa escola multisseriada do campo no espaço amazônico, evidenciando a necessidade de atendimento de objetivos imediatos das escolas inseridas nas áreas de impacto dos grandes projetos governamentais providos da década de 1970 no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-04-2017
Como Citar
MAUÉS, J.; GUEDES-PINTO, A. L. Desafios de propostas interventivas de letramentos na Amazônia paraense: a escola brasileira em contextos de hibridização cultural. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 248, 27 abr. 2017.
Seção
Estudos