Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola

  • Neusa Ambrosetti Departamento de Pedagogia da Universidade de Taubaté
  • Patrícia Almeida

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo investigar a constituição da profissionalidade de docentes de ensino fundamental no espaço escolar, buscando compreender as relações constituintes entre os sujeitos e a instituição no processo de tornar-se professor. Para tanto, utilizou-se dois grupos focais constituídos por professoras das séries iniciais. A composição dos dois grupos baseou-se em algumas características balanceadas, entre homogêneas e heterogêneas, das docentes. Os dados permitiram discutir que as injunções institucionais e as relações com os alunos, pares e equipe de gestão promovem uma reconfiguração das concepções iniciais da profissão, que vai se delineando em diversas formas de identificação profissional.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
11-12-2009
Cómo citar
AMBROSETTI, N.; ALMEIDA, P. Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 90, n. 226, 11 dic. 2009.
Sección
Estudios