Qualidade e educação superior no Brasil e o desafio da inclusão social na perspectiva epistemológica e ética
Resumen
O texto aborda as questões relacionadas à educação superior, incluindo os desafios para a definição de critérios de qualidade, no contexto brasileiro. A demanda populacional por oportunidades educacionais vem provocando movimentos e mudanças em todos os níveis educativos. Se a expansão das matrículas se constitui numa importante ação política em prol da inclusão, o mesmo acontece com necessidade de rever as práticas pedagógicas tradicionais, pois elas são portadoras das concepções valorativas e ideológicas do campo educacional. Na emergência de provocar inovações, compreendemos que elas representam uma ruptura com a forma tradicional de ensinar e aprender; envolvem a gestão participativa, a reconfiguração dos saberes e a reorganização da relação teoria/prática, incorporando a dimensão de processo, que explicitaria a dimensão da qualidade da educação superior.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
11-12-2009
Cómo citar
CUNHA, M.; PINTO, M. Qualidade e educação superior no Brasil e o desafio da inclusão social na perspectiva epistemológica e ética. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 90, n. 226, 11 dic. 2009.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.