A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática
Resumen
Apresenta e discute a experiência de implementação da reforma brasileira do ensino técnico, desenvolvida em uma escola da rede pública do Estado de São Paulo, a partir de pesquisa baseada em documentos institucionais e em entrevistas realizadas com gestores e professores. Os dados coletados foram organizados, para fins de análise, em torno de quatro grandes temas: acesso dos professores aos documentos oficiais sobre a reforma; o preparo destes para trabalhar com o enfoque da formação por competência; a relação entre a reforma e a qualidade do curso técnico; e, finalmente, a relação entre o processo de implementação e as práticas docentes. Verificou-se que, apesar da multiplicidade de ações, mecanismos, instrumentos e controle, a implementação da reforma na escola defrontou-se com problemas que emperraram o processo. Verificou-se também que o pouco envolvimento dos professores com as proposições da reforma tem menos a ver com a recusa teórica ou ideológica da formação por competência, decorrendo predominantemente de sua não compreensão e conseqüente dificuldade para operacionalizá-la, da postura centralista da rede e, também, das condições adversas de trabalho.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
16-04-2009
Cómo citar
FERRETI, C. A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 90, n. 224, 16 abr. 2009.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.