Professores e educação ambiental: implicações para o currículo

  • Mara Vieira Osório Universidade Federal de Pelotas

Resumen

Este texto é parte de uma pesquisa qualitativa que teve como instrumentos de coleta de dados questionário, entrevistas e observações. O foco teórico seguiu contribuições dos estudos pós-estruturalistas que, na área da educação, vêm problematizando a questão do currículo e suas implicações produtivas. Discute a relação entre os professores e os discursos sobre Educação Ambiental movimentados pela Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental (SQA) de Pelotas, Rio Grande do Sul (RS). Mostra que os discursos e as estratégias sobre a Educação Ambiental que essa secretaria movimentou acabaram influenciando os modos de pensar e agir dos professores em termos de Educação Ambiental. Defende que essa relação, entre professores e a SQA, ajudou a reforçar no espaço escolar um tipo de currículo de Educação Ambiental chamado currículo turístico.

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Publicado
31-08-2011
Cómo citar
VIEIRA OSÓRIO, M. Professores e educação ambiental: implicações para o currículo. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 92, n. 231, 31 ago. 2011.
Sección
Estudios