A formação do professor em Rodas de Formação
Resumen
Para a formação do profissional da educação é essencial que existam momentos de partilhas para tecer uma rede de relações e proporcionar a construção do conhecimento. As Rodas de Formação possibilitam que os educandos exponham suas dificuldades, desafios e conquistas, além de oportunizar a busca em conjunto de estratégias de superação. É objetivo deste artigo apresentar o processo de formação inicial de licenciandos de Química da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no ano de 2009, por meio da sua inserção em Rodas de Formação. Durante o curso, o licenciando é incentivado a escrever suas preocupações com a sala de aula, além de registrar suas ideias, saberes e sugestões, sendo a escrita uma possibilidade de reflexão do seu processo de formação. O espaço de partilha de argumentos e a insistência no exercício da escrita possibilitam uma maior segurança no momento de tomar decisões e reavaliar as decisões tomadas.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
31-08-2011
Cómo citar
ALBUQUERQUE, F.; GALIAZZI, M. DO C. A formação do professor em Rodas de Formação. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 92, n. 231, 31 ago. 2011.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.