Capacidade explicativa de questionários de contexto: aspectos metodológicos
Resumen
Tem como objetivo apresentar a metodologia para a redução do número de variáveis, a descrição de cada um dos constructos elaborados e as medidas produzidas durante a Análise Fatorial Exploratória (AFE). Usou-se a base com dados longitudinais produzidos pelo “Projeto Geres 2005”, que acompanhou uma mesma amostra de alunos durante os quatro primeiros anos do ensino fundamental em cinco cidades brasileiras. Os índices aceitáveis de validade e confiabilidade dos fatores resultantes dos diferentes questionários de contexto permitem o seu uso em outras pesquisas. O trabalho também oferece subsídios metodológicos para futuros estudos longitudinais em painel e constata que os recursos estatísticos, apesar de transmitirem a ideia de precisão, são, na verdade, ferramentas que orientam as decisões dos pesquisadores, seja na tolerância usada diante dos diversos valores, seja na decisão conceitual aplicada na definição dos constructos.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
31-08-2011
Cómo citar
FACCENDA, O.; DALBEN, A.; FREITAS, L. Capacidade explicativa de questionários de contexto: aspectos metodológicos. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 92, n. 231, 31 ago. 2011.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.