O ensino de Estatística na educação básica com foco na interdisciplinaridade: um estudo comparativo
Resumen
Compara e discute os ganhos de aprendizagem de três grupos de alunos da 1ª série do ensino médio que tiveram contato com conceitos elementares de estatística, a partir das aulas de Matemática (GM), Geografia (GG) e Matemática aplicada de forma interdisciplinar (GI). O estudo, realizado em uma escola pública de São Paulo, teve três etapas: duas diagnósticas (pré e pós-testes) e uma de intervenção de ensino (diferentes em cada grupo e realizadas por professores distintos). Os aportes teóricos foram o Registro de Representação (Duval, 1995) e a classificação da leitura de dados em tabelas (Wainer, 1992) e gráficos (Curcio, 1989). Os resultados mostraram que os três grupos tiveram ganhos, porém os alunos do GI apresentaram desempenho significativamente superior ao dos demais grupos, indicando que o ensino de estatística pautado na interdisciplinaridade foi o mais eficaz para a aquisição de conhecimento dos elementos estatísticos.Descargas
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Publicado
10-01-2012
Cómo citar
PAGAN, A.; MAGINA, S. O ensino de Estatística na educação básica com foco na interdisciplinaridade: um estudo comparativo. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 92, n. 232, 10 ene. 2012.
Número
Sección
Estudios
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