Textbooks in the History of Education: notas para pensar as narrativas de Paul Monroe, Stephen Duggan e Afranio Peixoto
Resumen
Analisa dois textbooks norte-americanos: A brief course in the history of education (1907), de Paul Monroe, e A student´s texbook in the history of education (1916), de Stephen Pierce Duggan, para realizar aproximações e distanciamentos entre a estrutura e os princípios orientadores desses livros (finalidades, utilidades, funções da História) e as características do livro Noções de História da Educação (1933), de Afranio Peixoto, que afirmara ter se “inspirado” em Monroe e Duggan para redigir o manual destinado à formação das professoras. O exame das homologias e das diferenças dessas três experiências de escrita contribui para pensar a constituição de uma determinada tradição historiográfica, interessada em realçar certo padrão narrativo a ser configurado como modelo de ensino e de História da Educação.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
10-01-2012
Cómo citar
SOOMA SILVA, J.; GONDRA, J. Textbooks in the History of Education: notas para pensar as narrativas de Paul Monroe, Stephen Duggan e Afranio Peixoto. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 92, n. 232, 10 ene. 2012.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la asignación de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de esta Revista siempre que se cite la fuente original.
Desde 2016, la Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos ha adoptado la licencia CC-BY.