Alunos cotistas e atividades extracurriculares: análise do Censo da Educação Superior 2009

  • Rodrigo Travitzki USP
  • Rafael Raimundo USP

Resumen

Avalia o grau de inclusão de alunos cotistas e não cotistas na vida acadêmica a partir da análise das atividades extracurriculares realizadas por 5.579.406 alunos incluídos no Censo da Educação Superior de 2009. A média de atividades extracurriculares realizada por alunos cotistas (X = 0,28) foi maior que a média dos alunos não cotistas (X = 0,17) depois de dois anos dentro da Instituição de Ensino Superior (IES). Ao longo de seus cursos, os alunos cotistas também acumularam mais atividades remuneradas e não remuneradas nas categorias de estágio, monitoria, pesquisa e extensão. Os resultados aqui apresentados corroboram a hipótese de que as cotas proporcionaram inclusão com qualidade, contudo, são evidências a favor da ação afirmativa no ensino superior de um modo geral, não necessariamente do modelo de cotas adotado pela maioria das IES brasileiras.

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Publicado
03-05-2012
Cómo citar
TRAVITZKI, R.; RAIMUNDO, R. Alunos cotistas e atividades extracurriculares: análise do Censo da Educação Superior 2009. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 93, n. 233, 3 may 2012.
Sección
Estudios