A Filosofia da Educação na Rbep: o debate filosófico nos últimos 15 anos

  • Antônio Severino

Resumen

Ao ensejo de analisar os trabalhos da área de Filosofia da Educação publicados nos últimos 15 anos nas páginas da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep), o artigo busca explicitar a contribuição deles para o debate das questões educacionais de modo a evidenciar o lugar e a importância que o veículo atribuiu à análise filosófica no período. Procura identificar as temáticas e as preocupações centrais expressas pelos trabalhos divulgados, bem como as perspectivas dessas abordagens, ao mesmo tempo que propõe a discussão das tarefas que cabem à Filosofia da Educação e delineiam sua identidade e a especificidade de sua contribuição para o entendimento do sentido da educação tanto no âmbito teórico como na esfera prática. Argumenta então que, de uma perspectiva epistemológica, cabe-lhe elucidar as questões do conhecimento no campo educacional; de uma perspectiva axiológica, cabe-lhe explicitar os valores que sustentem a prática educativa; e, de uma perspectiva ontológica, cabe-lhe descrever a condição existencial do homem como pessoa e como ser histórico e social em processo permanente de autoconstrução.

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Publicado
22-08-2012
Cómo citar
SEVERINO, A. A Filosofia da Educação na Rbep: o debate filosófico nos últimos 15 anos. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 93, n. 234, 22 ago. 2012.
Sección
Estudios