Repetência escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: evidências a partir dos dados da Prova Brasil 2009
Resumen
Apresenta os resultados de um estudo exploratório sobre a repetência escolar de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Usando os dados dos estudantes do 5º ano avaliados na Prova Brasil 2009, em Matemática, programou-se um modelo de regressão logística (modelo de risco à eprovação) para investigar quais características dos alunos e de suas famílias estão associadas à repetência. Verificou-se no estudo que os meninos são mais propensos à repetição em Matemática do que as meninas e que cursar a pré-escola, fazer os deveres de casa e ter apoio da família nos estudos são importantes fatores associados à diminuição do risco de repetência nesse nível de ensino.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
20-08-2013
Cómo citar
ORTIGÃO, M. I.; AGUIAR, G. Repetência escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: evidências a partir dos dados da Prova Brasil 2009. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 94, n. 237, 20 ago. 2013.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la asignación de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de esta Revista siempre que se cite la fuente original.
Desde 2016, la Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos ha adoptado la licencia CC-BY.