Concepção de professores do ensino fundamental sobre a dislexia do desenvolvimento

  • Maria de Lourdes Tabaquim INEP
  • Silvani Dauruiz
  • Shaday Prudenciatti
  • Ana Niquerito

Resumen

A dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem, de origem constitucional, caracterizado por dificuldades na decodificação de palavras simples isoladas e causado pela deficiência no processamento da informação fonológica. Os professores geralmente são os primeiros a observar as dificuldades da criança disléxica nas fases iniciais da alfabetização, porém, a falta de conhecimento necessário sobre o transtorno inviabiliza a condução da situação de forma a tornar menos árduo o enfrentamento das dificuldades na aprendizagem. O objetivo deste estudo foi caracterizar o nível de informação sobre a dislexia de 27 professores de língua portuguesa da 5ª à 8ª série do ensino fundamental, sendo 17 da rede estadual e 10 da particular. Os resultados revelaram desconhecimento sobre os aspectos etiológico-causais da dislexia: 29,6% dos participantes desconsideram os aspectos genéticos, hereditários e neurológicos como causa do transtorno e 33,3% desconsideraram esses mesmos aspectos como fator predisponente. O estudo concluiu que o nível de informação dos docentes participantes foi insuficiente para identificar sinais de risco para o transtorno disléxico. 

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Publicado
14-04-2016
Cómo citar
TABAQUIM, M. DE L.; DAURUIZ, S.; PRUDENCIATTI, S.; NIQUERITO, A. Concepção de professores do ensino fundamental sobre a dislexia do desenvolvimento. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 97, n. 245, 14 abr. 2016.
Sección
Estudios