“Quero ser professora”: a construção de sentidos da docência por meio do Pibid
Resumen
Apresenta o resultado de uma pesquisa que analisou os sentidos da docência (re)construídos por alunas de licenciatura em Pedagogia durante o percurso como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Avalia o impacto do programa para a formação profissional, verificando se a metodologia delineada pelo subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul aproximou as discentes da carreira do magistério, atendendo aos objetivos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os dados coletados são oriundos de diários de bordo, fichas de avaliação e relatórios das bolsistas nos anos 2010 a 2013 e foram analisados a partir dos conceitos de sentido e significado da palavra “docência”. Como resultado, observa-se que as atividades do Pibid em questão foram fundamentais para ajudar as licenciandas a superar as dificuldades do cotidiano, a compreender o significado do trabalho docente e a buscar mecanismos para efetivar uma prática pedagógica coerente com as orientações do curso de Pedagogia.Descargas
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Publicado
14-04-2016
Cómo citar
YAMIN, G.; CAMPOS, M.; CATANANTE, B. “Quero ser professora”: a construção de sentidos da docência por meio do Pibid. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 97, n. 245, 14 abr. 2016.
Número
Sección
Estudios
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