A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica

  • Itale Cericato Unifesp

Resumen

Objetiva, por meio de revisão bibliográfica, analisar algumas das questões que envolvem a profissão docente na atualidade, como a dificuldade de estabelecer um status profissional para os professores e os atuais desafios enfrentados por eles no cenário educacional brasileiro. Os dados oferecem informações sobre a instituição da atividade no País, aspectos que questionam a legitimação dos professores como profissionais da educação e algumas questões que precisam ser consideradas com vistas à superação desse questionamento. Entre estas últimas, foi possível concluir que se faz urgente e necessário discutir a reestruturação da formação inicial e continuada como eixo central que se articule a políticas educacionais voltadas à valorização da carreira, das condições de trabalho e da remuneração, enfim, ações em prol de se atrair e reter bons profissionais para a docência, colocando-a num lugar social compatível com uma nação que se quer desenvolvida.

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Publicado
24-08-2016
Cómo citar
CERICATO, I. A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 97, n. 246, 24 ago. 2016.
Sección
Estudios