Contribuições ao debate sobre gestão democrática da educação: foco em legislações municipais sul-rio-grandenses
Resumen
Intenta contribuir ao debate sobre gestão democrática do ensino público mediante o mapeamento de legislações municipais sobre o tema, focalizando o provimento do cargo de gestor escolar e tendo como lócus de pesquisa as redes municipais dos 12 municípios mais populosos do Rio Grande do Sul. No mapeamento e exame dessas legislações municipais, a pesquisa contribui para o debate em duas vertentes: a) necessidade contextual e premente da existência de legislações que regulamentem a questão da gestão democrática pois, b) no silêncio da lei, há um possível emparelhamento desse conceito ao mecanismo/ação da eleição de diretores/gestores. Adotando metodologia analítico-reconstrutiva, a investigação baseia-se em análise documental e no estabelecimento de categorias-chave que auxiliam na problematização dos achados da pesquisa. Conclui que o avanço democrático conquistado pelos municípios foco da análise ratifica a necessária regulamentação da gestão democrática, a fim de evitar que um dos mecanismos ou ações desta – a eleição de diretores – represente a integralidade do conceito.Descargas
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Publicado
14-12-2016
Cómo citar
ESQUINSANI, R. Contribuições ao debate sobre gestão democrática da educação: foco em legislações municipais sul-rio-grandenses. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 97, n. 247, 14 dic. 2016.
Número
Sección
Estudios
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