Práticas de letramento acadêmico de estudantes-convênio de graduação: uma análise das relações entre língua e identidade
Resumen
Este artigo as diferentes estratégias criadas por estudantes de graduação, oriundos de países africanos falantes de Língua Portuguesa, para lidarem com o letramento acadêmico e assim construírem suas identidades no espaço universitário. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico o conceito de letramento como prática social, proposto pelos New Literacies Studies e o conceito de identidade como um continuum, que emerge em determinados contextos e/ou situações sociais. Participantes do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), os referidos estudantes freqüentam diferentes cursos na Universidade Federal de São João Del Rei e de modo concomitante utilizam a língua portuguesa, o crioulo e gírias para serem bem sucedidos, o que por sua vez demonstra que ser falante de língua portuguesa não implica necessariamente em garantia de sucesso e compreensão da língua portuguesa falada no Brasil.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
17-12-2010
Cómo citar
MACEDO, M. DO S.; BARROSO, N. Práticas de letramento acadêmico de estudantes-convênio de graduação: uma análise das relações entre língua e identidade. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 91, n. 229, 17 dic. 2010.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.