O espelho do gestor escolar do ensino público: relação de poder e governamentabilidade
Resumen
Analisa o discurso do gestor escolar no contexto político-administrativo-pedagógico de escolas públicas de ensino fundamental do Brasil. Para tanto, toma-se como referência a prosa de Clarice Lispector, sobretudo seu conceito de instante-já, e as proposições de Michel Foucault quanto à relação entre poder e governamentabilidade. Objetiva demonstrar, por meio de pesquisa qualitativa, a multiplicidade das imagens-discurso de gestores no exercício da gestão escolar, utilizando-se da metáfora do espelho, em que estariam representadas. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista semiestruturada junto a uma população composta por 17 gestores de escolas do primeiro e do segundo segmentos do ensino fundamental de um município de Santa Catarina. As reflexões apresentadas ao longo do texto subsidiam novas abordagens e ações sobre a gestão escolar no âmbito do ensino e do governo municipal. Os resultados obtidos apresentam uma alternativa para repensar a gestão escolar sob o prisma da estrutura teórica foucaultiana.Descargas
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Publicado
23-07-2015
Cómo citar
FERREIRINHA, I. O espelho do gestor escolar do ensino público: relação de poder e governamentabilidade. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 96, n. 243, 23 jul. 2015.
Número
Sección
Estudios
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