Doutores ou soldados? O debate sobre o ensino militar no Império*
Resumen
Esse trabalho pretende refletir sobre os debates acerca do ensino militar no Império, que acompanharam o processo de profissionalização do Exército. Trabalho com a hipótese de que a precariedade da formação específica militar advinha do desprestígio conferido à própria carreira no período imperial, visto que os alunos da Escola Militar vinham, em geral, de famílias militares, das camadas médias, raramente de famílias ricas. A questão que se colocava então era: formar doutores engenheiros ou militares? O que deveria prevalecer na formação do oficial do Exército? Os saberes teóricos, ligados à cultura geral ou o saber técnico-profissional, ligado às práticas militares? Ademais, considero que as reformas no ensino militar faziam parte do projeto conservador de reorganização nacional, no momento de consolidação do Estado Imperial Palavras-chave: Ensino militar - Império - profissionalização do Exército This work aims to reflect about the issues regarding the military education, by the time of the Empire, which followed the Army’s professionalization process. I understand that the precarious military formation is the result of a not much respected career since the Escola Militar student’s came frequently from middle class, rarely from wealthy families. The issue put was: forming engineers or militaries? What should prevail? Theoretical knowledge attached to a general culture or technical-professional knowledge related to military practice? Moreover, I consider that changes in military education were part of a project to reorganize and solidify the Imperial State. Keywords: Military education - Empire - Army’s professionalization.Descargas
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Publicado
30-10-2008
Cómo citar
E CUNHA, B. Doutores ou soldados? O debate sobre o ensino militar no Império*. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 89, n. 222, 30 oct. 2008.
Número
Sección
Estudios
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