Narrativas sobre diferença indígena: como se produz um "lugar de índio" no contexto escolar
Resumen
Este texto foi produzido com base em minha pesquisa de doutorado, concluída em 2007, e realizada com estudantes do ensino superior matriculados em cursos que preparam para o magistério. Analiso algumas das práticas por eles relatadas– em especial as memórias de seus tempos de escola básica – prestando atenção às formas recorrentes de abordagem da temática indígena e os efeitos de tais práticas na produção de significados sobre identidades e diferenças. Assinalo algumas possíveis rupturas nessa ordem de discursos escolares e problematizo certas expressões utilizadas pelos estudantes para marcar a diferença indígena, ancoradas em discursos estereotipados. Palavras-Chave: Narrativas Escolares, Povos Indígenas, Identidades, Diferenças. Abstract This text was produced based on my doctoral research in 2007 with graduate students preparing to be teachers. I have analysed some practices they have reported ― specially their high school memories ― focusing on how Indigenous themes and effects from these practices in meaning making about identities and differences were approached. I have also investigated some phrases students use to mark the Indigenous difference anchored in stereotypical discourses. Keywords: School Narratives, Indigenous Folks, Identities, DifferencesDescargas
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Publicado
30-10-2008
Cómo citar
BONIN, I. Narrativas sobre diferença indígena: como se produz um "lugar de índio" no contexto escolar. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 89, n. 222, 30 oct. 2008.
Número
Sección
Estudios
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