O que complementa uma poética do ensino? Uma retórica do ensino
Resumen
Neste artigo apresentamos aspectos acerca daquilo que David T. Hansen (2006) entende por poética do ensino. Aliamos a isso uma exposição de algumas noções que caracterizam a Poética e a Retórica de Aristóteles, sem a pretensão de esgotá-las. O objetivo é verificar em que medida a arte da produção aristotélica enseja perspectivas para a chamada poética do ensino de Hansen (2006). Procuramos avaliar, ainda, onde essas poéticas se encontram, e, ao mesmo tempo, propomos que se junte à poética do ensino uma outra arte produtiva, aquela ligada ao pensamento e à elocução, como nos aponta Aristóteles em sua Poética, a saber, a retórica. Palavras-chave: Aristóteles; educação; poética; retórica. In this article we present aspects about of that David T. Hansen (2006) understands for poetical of education. Ally to this we display some slight knowledge that characterize the Poetical and the Rhetoric one of Aristotle, without the pretension to deplete them. The objective it’s verified where measured the art of the aristotelian production it tries perspective for the poetical call of the education of Hansen. We look for to evaluate, still, where these poetical ones if find, and, at the same time, we consider that it poetical of education is joined the one other productive art, that on one to the thought and the elocution, as in them points Aristotle in his Poetical one, to know, the rhetoric. Key words: Aristotle, education, poetical, rhetoric.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
30-10-2008
Cómo citar
PIMENTA, R. O que complementa uma poética do ensino? Uma retórica do ensino. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 89, n. 222, 30 oct. 2008.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.